Mutirão realiza limpeza no Parque Natural de Porto Velho

Voluntários fizeram limpeza da trilha e da área entorno do Igarapé Belmont

Porto Velho, RO
- Um mutirão de limpeza foi realizado no Parque Natural neste sábado (17), em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado em cerca de 180 países com atividades de preservação à natureza. A ação é uma parceria da Prefeitura de Porto Velho com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Novo Encanto Ecologia.

Cerca de 30 pessoas participaram do mutirão de limpeza, entre associados à entidade ambientalista, funcionários do parque, crianças e voluntários. Uma equipe de três guias da secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) acompanhou a ação, que foi iniciada com exercícios de alongamento e orientações quanto aos cuidados de manejo do lixo, para evitar acidentes com animais peçonhentos.

"O objetivo do mutirão é promover a preservação da vida que existe na água e que existe a partir dela. Estamos na Amazônia e aqui é um ambiente de grande riqueza e diversidade, e por isso precisamos de um olhar cada vez mais consciente das pessoas sobre o cuidado com a natureza", explicou a coordenadora regional da Novo Encanto Ecologia, Rosimeri Tramontin.

Durante a ação, os voluntários fizeram a captação de resíduos da trilha e das margens do Igarapé Belmont. Entre os materiais descartados mais encontrados pelos participantes, estão garrafas pets e outros objetos de plástico.

"Esse lixo não é específico do uso no parque. Alguns deles são trazidos pelo próprio rio, de outras áreas que também são contaminadas. É preciso ter a conscientização de estar sempre limpando os rios e margens daqui, porque o parque é uma área de preservação permanente e é habitat de muitos animais", considerou Maicon de Oliveira, gerente do Parque Natural.

O Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias é alusivo ao movimento internacional World Cleanup Day, que une cerca de 180 países e leva milhões de pessoas para limpar o planeta em um dia, sempre no terceiro sábado de setembro. No Brasil, a data foi comemorada em 13 estados com atividades de cuidados com a natureza.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem