Atendimentos nas unidades básicas de saúde crescem mais de 50% em julho e agosto

Atendimentos nas unidades básicas de saúde crescem mais de 50% em julho e agosto

Comparativo é relacionado ao mesmo período do ano passado

Porto Velho, RO
- A demanda de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho segue aumentando com o período crítico de baixa umidade do ar e o agravo das queimadas. Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), comparando o período de 1 de julho a 31 de agosto deste ano ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de cerca de 56% de pacientes com problemas que podem ou não estar ligados a complicações causadas pela fumaça.

Os problemas são variados, como asma, bronquite, DPOC, sinusite, rinite e conjuntivite. Além de ser um problema de crise ambiental, as queimadas trazem uma série de prejuízos à saúde da população devido aos vários elementos tóxicos nocivos ao nosso organismo. A fumaça liberada durante a queimada desencadeia diversas doenças respiratórias ou agravam doenças respiratórias já existentes.

Pessoas com doenças crônicas, crianças e idosos são mais suscetíveis a contraírem qualquer uma destas complicações. Já em pessoas saudáveis é mais comum desenvolverem crises alérgicas neste período, como a sinusite e a rinite.

Olhos vermelhos, falta de ar, pele irritada, tosse, catarro, nariz entupido e crises alérgicas são as principais queixas entre os pacientes. A Semusa orienta para que sintomas leves como tosse e coriza sejam tratados em casa com lavagem nasal e oferta de mais líquidos quando se trata de crianças.

Para sintomas mais graves, como esforço respiratório, tosses constantes ou febre, o ideal é procurar atendimento médico para evitar complicações, como a pneumonia que pode levar à insuficiência respiratória. O primeiro atendimento pode ser buscado na unidade básica do bairro.

DENÚNCIAS DE QUEIMADAS

As denúncias de queimadas podem ser feitas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) pelo e-mail fiscalizacaosemapvh@gmail.com, através de ligações ou mensagem de
WhatsApp para (69) 984234092. Ao fazer a denúncia, a pessoa deve informar o endereço completo do local da queimada, como o nome da rua, número e bairro, pois isso facilita a ação dos fiscais. A competência do município hoje é a de identificar e autuar o infrator. Já o combate direto ao fogo é tarefa do Corpo de Bombeiros, que pode ser contatado pelo telefone 193.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem