Líder deposto do Sri Lanka diz que tomou medidas contra crise

Líder deposto do Sri Lanka diz que tomou medidas contra crise

A renúncia de Gotabaya Rajapaksa foi aceita pelo parlamento na sexta

Porto Velho, RO - O presidente deposto do Sri Lanka, que fugiu para o exterior nesta semana para escapar de um levante popular contra seu governo, disse que tomou "todas as medidas possíveis" para evitar a crise econômica que assola o país.

A renúncia de Gotabaya Rajapaksa foi aceita pelo parlamento na sexta-feira. Ele voou para as Maldivas e depois para Cingapura após centenas de milhares de manifestantes contra o governo saírem às ruas de Colombo, há uma semana, e ocuparem residência e gabinete oficiais.

O parlamento do Sri Lanka se reuniu neste sábado para iniciar o processo de eleição de um novo presidente, e um carregamento de combustível chegou para fornecer algum alívio à nação atingida pela crise.

O secretário-geral do parlamento, Dhammika Dasanayake, leu formalmente a carta de renúncia de Rajapaksa, cujo conteúdo não havia sido divulgado anteriormente.

Na carta, Rajapaksa diz que a crise financeira no Sri Lanka está enraizada em anos de má gestão econômica que antecederam sua presidência e na pandemia de covid-19, que reduziu drasticamente a chegada de turistas e trabalhadores estrangeiros no país.

O parlamento se reunirá na próxima terça-feira para aceitar as indicações ao cargo de presidente. A votação para decidir o líder do país ocorrerá na quarta-feira.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem