O que esperar da Cúpula das Américas?

O que esperar da Cúpula das Américas?

Carlos Gustavo Poggio, PhD em Relações Internacionais, especialista em política americana e professor da Faap explica os motivos do esvaziamento da reunião e fala sobre o encontro entre Joe Biden e Jair Bolsonaro

Porto Velho, RO -
Os Estados Unidos vão realizar a Cúpula das Américas de 2022 e, como anitriões, já causaram polêmica ao deixar de fora países como Venezuela, Cuba e Nicarágua. Em resposta a medida, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou que não vai participar do evento, uma vez que não irá incluir todos os países América. 

Pela primeira vez desde a criação da cúpula, em 1994, o governo americano teve que mandar um emissário aos principais países da América Latina para convencê-los a participar da Cúpula, que acontece em Los Angeles, na Califórnia, entre os dias 6 e 10 de junho. Ao Brasil, a Casa Branca ofereceu um encontro bilateral entre os presidentes Joe Biden e Jair Bolsonaro, que acabou concordando em comparecer. 

Acredita-se que o presidente Joe Biden deve direcionar o debate para a pauta ambiental e a agenda econômica. No Ao Ponto desta terça-feira (7), o especialista em política americana com PhD em Relações Internacionais e professor da Faap, Carlos Gustavo Poggio, explica os motivos do esvaziamento da Cúpula das Américas e as mudanças nas relações dos americanos com o restante do continente. Ele também fala sobre as expectativas do presidente dos Estados Unidos em imprimir sua agenda aos países da região e sobre o encontro entre Joe Biden e Jair Bolsonaro.

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, sempre abordando acontecimentos relevantes da atualidade. O episódio também pode ser ouvido na página de Podcasts do GLOBO. Você pode seguir a gente em plataformas como Spotify, iTunes, Deezer e também na Globoplay.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem