FMI diz que deve revisar para baixo previsão de crescimento global

FMI diz que deve revisar para baixo previsão de crescimento global

Fundo divulgará uma atualização de seu relatório em meados de julho

Porto Velho, RO - O Fundo Monetário Internacional (FMI) deve cortar ainda mais sua projeção para o crescimento econômico global em 2022 no próximo mês, disse nesta quinta-feira (9) o porta-voz do fundo, Gerry Rice.

A declaração foi dada depois que o Banco Mundial e a OCDE reduziram suas projeções. Esse seria o terceiro rebaixamento pelo FMI este ano. Em abril, o FMI já havia cortado suas estimativas para o crescimento econômico global em quase 1 ponto percentual, para 3,6% em 2022 e 2023.

Rice disse em uma entrevista regular do FMI que o cenário geral ainda é de crescimento, embora a um nível menor, mas que alguns países podem enfrentar recessão.

"Claramente, houve uma série de acontecimentos que poderiam nos levar a revisar ainda mais para baixo", disse Rice. "Tanta coisa aconteceu e [está] acontecendo muito rapidamente desde a nossa última previsão".

O FMI divulgará uma atualização de seu relatório Perspectivas Econômicas Mundiais em meados de julho.

O Banco Mundial reduziu na terça-feira (7) sua previsão de crescimento global em quase um terço, a 2,9%, para 2022, citando os danos pela invasão russa da Ucrânia e da pandemia da covid-19, alertando sobre o risco crescente de estagflação.

Um dia depois, a OCDE reduziu sua previsão em 1,5 ponto percentual, para 3%, embora tenha dito que a economia global deve evitar um surto de estagflação ao estilo dos anos 70.

Rice disse que a redução esperada deve-se à guerra na Ucrânia, preços voláteis de commodities, preços muito altos de alimentos e energia e uma desaceleração mais severa do que o esperado na economia chinesa, bem como o aumento das taxas de juros em várias economias avançadas. Ele não deu detalhes sobre as perspectivas da China.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem