Coreia do Sul e EUA disparam oito mísseis balísticos em resposta à Coreia do Norte

Coreia do Sul e EUA disparam oito mísseis balísticos em resposta à Coreia do Norte

A ação de 10 minutos aconteceu um dia depois de Pyongyang ter lançado oito mísseis balísticos de curto alcance após exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul que mobilizaram um porta-aviões

Porto Velho, RO - Coreia do Sul e Estados Unidos dispararam nesta segunda-feira oito mísseis balísticos em resposta aos testes de armas da Coreia do Norte no domingo, anunciou o exército de Seul.

O Estado-Maior Conjunto sul-coreano afirmou que os aliados lançaram mísseis terra-terra do Sistema de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS) contra alvos no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.

A ação de 10 minutos aconteceu um dia depois de Pyongyang ter lançado oito mísseis balísticos de curto alcance após exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul que mobilizaram um porta-aviões.

"Nosso exército condena veementemente a série de mísseis balísticos provocadores e exige o fim dos atos que aumentam as tensões militares na península", acrescentou o Estado-Maior.


Disparo de míssil da Coreia do Sul e dos Estados Unidos em 6 de junho de 2022 em resposta aos testes de armas norte-coreanos no dia anterior — Foto: Handout / South Korea's Joint Chiefs of Staff / AFP


O Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos afirmou que foram lançados um míssil americano e oito sul-coreanos a partir do nordeste da Coreia do Sul durante o exercício com o objetivo de demonstrar sua capacidade de "responder rapidamente a momentos de crise".

O regime comunista norte-coreano intensificou o programa de desenvolvimento de armas em 2022, apesar das sanções econômicas contra Pyongyang.

Funcionário de alto escalão da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, assim como analistas, acreditam que o país liderado por Kim Jong Un se prepara para executar um teste nuclear.

Os disparos desta segunda-feira representam a segunda demonstração de força conjunta entre Seul e Washington desde a posse do novo presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol, que defende uma postura mais firme contra Pyongyang.

No último mês, os dois países lançaram vários projéteis depois que a Coreia do Note disparou três mísseis balísticos, incluindo um com suposto alcance intercontinental.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem