Bibliotecas municipais passam a integrar a Câmara Brasileira do Livro e validar registros de ISBN

Biblioteca Viveiro das Letras é a primeira a efetuar o serviço

Porto Velho, RO - As bibliotecas públicas de Porto Velho agora passam a integrar a Câmara Brasileira do Livro para a criação de registros de ISBN. O código é considerado muito importante para qualquer publicação do tipo.

A chegada ocorre após uma mobilização da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O ISBN (International Standard Book Number / Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado para fornecer uma espécie de “RG” para as publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas.

A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação.

A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras se torna pioneira neste processo, permitindo que fichas Catalográficas e ISBNs sejam realizadas para atender a Administração Pública do Município.

“Parabenizar os profissionais da Biblioteca Viveiro das Letras por essa iniciativa. Agora o ISBN e a ficha catalográfica para os livros e obras feitas por professores e demais servidores da educação municipal podem ser requisitados para publicação de seus livros”, ressalta Gláucia Negreiros, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Biblioteca Viveiro das Letras é a primeira a efetuar o serviço

O ISBN é reconhecido em mais de 200 países e permite o compartilhamento de metadados das obras em diferentes sistemas.

A criação deste padrão representa um marco no mercado editorial, isto porque os processos de produção, distribuição, análise de vendas e armazenamento dos dados bibliográficos tem seu registro na Câmara Brasileira do Livro. De acordo com a Bibliotecária Aline Leal, funcionária da Biblioteca, “A importância do ISBN facilita a identificação da obra, agrega visibilidade, é essencial para coleta de dados bibliográficos e fundamental na gestão de informações em Bibliotecas”.

A Direção da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras informa ainda que os pedidos de ISBN podem ser feitos via ofício ou memorando, protocolado na recepção da biblioteca, solicitando o registro. Os pedidos serão analisados com base nos critérios de interesse público e dentro das normatizações da Biblioteconomia.

A Câmara Brasileira do Livro emite uma taxa administrativa no valor de R$ 22,00 que deverá ser paga pelo autor da obra para que possam registrar no acervo de metadados a referida produção. Assim, sua obra terá uma identidade própria pelo registro, podendo ser colocado inclusive no currículo Lattes pelo CNPq.

A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras está localizada na avenida Jatuarana, nº 5068, Bairro Cohab, na Zona Sul de Porto Velho/RO. E-mail: bibliotecaviveirodasletras1@gmail.com Telefone: (69) 98473-6079 (exceto em feriados, pontos facultativos e finais de semana).


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem