Parkour ganha protagonismo em ‘Cara e Coragem’, próxima novela das 19h

Parkour ganha protagonismo em ‘Cara e Coragem’, próxima novela das 19h

Esporte que busca superar obstáculos com suavidade faz parte da rotina dos personagens da trama; estreia será no dia 30

Porto Velho, RO - Nos cinemas, grandes cenas de ação podem incluir impressionantes e arriscados saltos de um ponto a outro de grandes estruturas. Basta assistir a filmes recentes de franquias como “007” e “Missão Impossível” para ver atores como Daniel Craig ou Tom Cruise envolvidos em perseguições que exigem que, por exemplo, saltem do terraço de um prédio a outro para se livrar de perseguidores. 

Por trás das sequências insanas estão o trabalho de dublês e treinamentos de modalidades esportivas específicas como a francesa parkour. É por esse mundo intenso e sob as lentes das câmeras que caminha a próxima novela das 19h da TV Globo, “Cara e Coragem”.

O GLOBO acompanhou um dia de gravações do folhetim, com estreia prevista para o próximo dia 30, em que os atores Paulo Lessa e André Luiz Frambach precisaram suar em cenas envolvendo saltos. Lessa interpreta Ítalo, um dos personagens principais. 

É um instrutor de parkour que se envolverá com os dublês Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) na busca por respostas após o assassinato da empresária Clarice (Taís Araújo). Ao longo da trama, Ítalo entrará na sociedade de dublês “Coragem.com”, na qual encontrará Rico, personagem de Frambach.

Nas cenas, os dois encenavam um dia de prática de parkour. Eram acompanhados de perto por Vance Poubel, um dos maiores nomes da modalidade. Experiente em produções de TV — já trabalhou com cenas e atores nas novelas “O Sétimo Guardião” e “Malhação”, além de ter participado do reality shows —, o carioca vem treinando Lessa e Frambach desde dezembro.

— O principal ponto é passar a sensação do que o praticante de parkour se torna. O parkour começa como uma atividade física, mas vai te mudando. Assim como a gente pula muros e cercas, a gente pula conceitos. A ideia de pegar uma estrutura física que foi feita para outra coisa e ressignificar vai mudando sua personalidade, a forma como você encara as regras, os caminhos estabelecidos — conta.


Gravações de parkour para a novela 'Cara e Coragem' — Foto: Leo Martins

Sucesso nos anos 2000

O parkour, modalidade em que o praticante busca movimentos para superar obstáculos e ir de um ponto ao outro, normalmente em ambientes urbanos, teve sucesso midiático no início dos anos 2000, poucos anos depois de se estabelecer formalmente na França. A prática segue, em especial na Europa, e já foi incorporada até a treinamentos militares, além de ter se tornado essencial nas produções audiovisuais de ação.

Em “Cara e coragem”, o dublê oficial de Paulo Lessa é Alexandre Roque, de 21 anos, um dos alunos de Vance. Eles se conheceram quando Alexandre tinha 14 anos (hoje, tem 21), num dia em que o instrutor foi praticar no topo de onde morava. 

No dia de gravação, as habilidades de Alexandre — que faz sua primeira participação em novelas — foram essenciais em movimentos mais complexos, como o salto de uma plataforma de altura elevada.

— Ele (Lessa) é um cara muito gente boa, a gente interage muito bem. Eu dou ideia para ele, ele me dá ideia, ele vê o que está no limite dele e a gente se ajuda nessa troca. É bem divertido — conta o dublê, que se diz ansioso pela possível repercussão do destaque para a modalidade na novela.

Lessa, que além das lições de parkour, toma notas de como interpretar um instrutor da modalidade, diz que não esperava que fosse capaz de se adaptar à prática tão rápido. Após os treinos diários em dezembro, ele esteve envolvido em uma apresentação preparada para a autora da novela, Claudia Souto. No processo de aprendizado, ressalta a importância de entender seus limites antes de aumentar cada desafio.

— Fiz coisas que eu nem imaginava em tão pouco tempo, pela dificuldade. Nos dedicamos e avançamos muito. O próprio Vance disse que conseguimos fazer algumas coisas que uma galera que está há muitos anos às vezes não consegue. Fiquei feliz pelo avanço, mas ainda é muito difícil.

O ator foi elogiado por Vance, que conta ter ensinado um estilo de movimentos rápidos, estáveis e fortes, derivado do parkour militar.

— Alguns movimentos eu consegui realizar com mais perfeição, como o Vance falou. Mas tem dor no corpo todo — lembra, aos risos.


Gravações de parkour para a novela 'Cara e Coragem' — Foto: Leo Martins

Espaço urbano

Alvo de estigmas pela natureza transgressora em espaços urbanos, o parkour carioca tem uma importante função na preservação de espaços, explica Vance. Ele conta que, com a pandemia de Covid-19 e a ausência dos esportistas, locais como o Aterro do Flamengo, ponto de prática famoso, acabaram prejudicados.

— É um local que tentamos cuidar o máximo que podíamos. Com a pandemia, ficou muito deteriorado, não tinha ninguém ocupando. Quando chegamos lá, eles queriam que a gente saísse. Hoje, eles têm a necessidade que estejamos lá. A gente pega locais abandonados e revitaliza.

O atleta corrige também a noção de que se trata de um esporte radical. Ele ressalta a busca pela suavidade em cada movimento.

— É muito suave. Não é feito num nível de adrenalina fora de controle. Pelo contrário. Nos saltos, você tem que calcular perfeitamente o que fazer e com muita serenidade. A gente trata os obstáculos da mesma maneira, com muito cuidado. A gente quer preservar aquilo.

Adepto dos esportes desde pequeno, embora praticante de primeira viagem de parkour, Frambach se diz apaixonado pela modalidade desde que iniciou os treinamentos para a novela.

— Eu observo muito como eles lidam com o dia a dia, com a vida. Chegamos para fazer a cena e tinha a galera do Vance aqui. Falei para o Paulinho (Lessa), ‘olha como eles olham’. Enquanto a gente olha os obstáculos, só vê vários ferros e não imagina nada, os caras ficam olhando imaginando tudo. Dá para ver no olho deles que estão imaginando o que podem ou não fazer.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem