Na eleição da Colômbia, o confronto inédito entre direita e esquerda

Na eleição da Colômbia, o confronto inédito entre direita e esquerda

Janaína Figueiredo conta como o desgaste dos partidos tradicionais abriu o caminho para o um segundo turno improvável entre um ex-guerrilheiro e um outsider que joga pesado do TikTok

De um lado, um ex-guerrilheiro, que defende a reforma agrária em um país marcado pela concentração de renda e de terras. Do outro, um outsider com pegada populista, que transita entre os apelidos de "Trump da Colômbia" e "Bolsonaro de Macondo". 

Nas eleições da Colômbia, pela primeira vez, os partidos tradicionais perderam a vez. Após o primeiro turno, no domingo, Gustavo Petro, o candidato de esquerda, ficou com mais de 40% dos votos e Rodolfo Hernández, da extrema-direita, teve ascensão meteórica até chegar aos 28,15%. 

Como Hernandez conquista votos do eleitorado tradicional de direita e até já recebeu o apoio do derrotado candidato de situação, passa a ter chances reais de vitória, apesar de inúmeras falas polêmicas, com uma confusão entre Hitler e Einstein. 

Ele se conecta com um público cada vez maior com foco único no combate à corrupção e se valendo da força de redes sociais, como o TikTok. No Ao Ponto desta terça-feira, a repórter especial Janaína Figueiredo, que acompanha todos os detalhes da eleição na Colômbia, conta quem são os dois candidatos que desbancaram os partidos tradicionais e disputarão o poder dentro de três semanas. 

Ela também analisa o cenário que levou a essa competição fora dos padrões típicos do país e como a equipe de Hernandez avalia as comparações entre ele e líderes como Trump e Bolsonaro.

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelos jornalistas Carolina Morand e Roberto Maltchik, sempre abordando acontecimentos relevantes da atualidade. 

O episódio também pode ser ouvido na página de Podcasts do GLOBO. Você pode seguir a gente em plataformas como Spotify, iTunes, Deezer e também na Globoplay.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem