Dois soldados russos se declaram culpados em novo julgamento por crimes de guerra na Ucrânia

Dois soldados russos se declaram culpados em novo julgamento por crimes de guerra na Ucrânia

Promotoria defendeu que Alexander Bobikin e Alexander Ivanov devem ser condenados a 12 anos de prisão

Porto Velho, RO - Dois soldados russos presos na Ucrânia se declararam culpados nesta quinta-feira por bombardear uma cidade no leste do país durante o segundo julgamento por crimes de guerra desde o início da invasão militar da Rússia no país.

Durante audiência que durou menos de uma hora no tribunal distrital de Kotelevska, promotores estaduais pediram que Alexander Bobikin e Alexander Ivanov sejam condenados a 12 anos de prisão por violarem as leis da guerra. 

Um advogado de defesa alegou que a punição deve ser mais branda, porque os dois soldados estavam seguindo ordens e se arrependeram das ações. O veredicto deve ser divulgado em 31 de maio.

Bobikin e Ivanov reconheceram que faziam parte de uma unidade de artilharia que disparou da região de Belgorod, na Rússia, contra alvos em Kharkiv. O bombardeio destruiu um estabelecimento educacional na cidade de Derhachi, disseram os promotores. Os militares foram capturados depois de cruzarem a fronteira para continuar o bombardeio, conforme o gabinete da Procuradoria-Geral da Ucrânia.

O novo julgamento ocorre dias após Vadim Shishimarin, de 21 anos, ser condenado à prisão perpétua por matar um civil desarmado. A Rússia disse que não tinha informações sobre o julgamento e que a ausência de uma missão diplomática na Ucrânia limitava sua capacidade de prestar assistência.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem