Biden vai encontrar famílias de vítimas do ataque a tiros em Nova York nesta terça

Biden vai encontrar famílias de vítimas do ataque a tiros em Nova York nesta terça

Presidente dos EUA também deve se reunir com socorristas e policiais que atuaram na tragédia com 10 mortos na cidade de Buffalo

Porto Velho, RO — O presidente dos EUA, Joe Biden, viajará para o estado de Nova York nesta terça-feira para encontrar parentes das dez pessoas que morreram em um ataque a tiros na cidade de Buffalo, no sábado. Conforme a Casa Branca, o líder americano pretende "confortar as famílias" e também se reunir com policiais e socorristas que atuaram na tragédia para "expressar gratidão".

Em um discurso, Biden deve condenar a violência racialmente motivada e pedir novas medidas para combatê-la. Desde a eleição, porém, o presidente não conseguiu avançar para reprimir o aumento de grupos supremacistas brancos ou conter a violência armada no país, e muitos legisladores republicanos ainda bloqueiam esforços para criar medidas de controle de armas no país.

O ataque foi o mais letal deste ano com motivação racial, segundo as autoridades americanas. Com 18 anos, o suspeito preso, Payton Gendron, era branco e publicou na internet um "manifesto" de 180 páginas defendendo a "Teoria da Substituição", que prega de forma conspiratória que os brancos estão sendo substituídos por minorias nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo.

Crime de ódio

Armado e com equipamento tático, Gendron exibiu a cena de violência ao vivo por pouco mais de um minuto pela Twitch, plataforma de transmissão on-line de videogames. Conforme a polícia, ele chegou até o mercado de carro. Quando saiu do veículo, atirou em quatro pessoas no estacionamento, matando três delas. Em seguida, entrou na loja e continuou atirando.

Segundo a governadora de Nova York, a democrata Kathy Hochul, Gendron já era monitorado por autoridades americanas desde o ensino médio. Para realizar o ataque, ele também teria feito pesquisas demográficas procurando um local com alta concentração de moradores negros, segundo autoridades policiais.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem