Atividades de educação ambiental são promovidas pela Sedam em comunidades indígenas de Rondônia

Atividades de educação ambiental são promovidas pela Sedam em comunidades indígenas de Rondônia

Comunidades indígenas da Zona da Mata recebem da Sedam orientações sobre preservação do meio ambiente

Porto Velho, RO - Visando implementar ações conjuntas de conservação, recuperação e uso sustentável de recursos naturais, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, promove o Programa Estadual de Educação Ambiental em Terras Indígenas de Rondônia – Peatir. 

A ação foi realizada nas Terras Indígenas do Rio Branco no município de Alta Floresta d’Oeste; e Sete de Setembro, no município de Cacoal. O principal objetivo é desenvolver ações que integrem os indígenas, suas culturas e o meio ambiente.

O projeto desenvolvido pela Sedam visa cumprir o que determina a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas – PNGATI, que está atualmente na primeira fase. O Peatir, pretende desenvolver, além do trabalho educativo com adultos e crianças, orientações sobre atividades de extrativismo, recuperação de áreas degradadas, queimadas, recuperação de nascentes, mudanças climáticas entre outras pautas que geram renda, saúde e bem-estar às comunidades indígenas.

A ação começou com uma palestra sobre conscientização ambiental e os danos causados ao meio ambiente pelo descarte irregular de lixo para mostrar aos participantes como fazer o reaproveitamento. A assessoria de mudanças climáticas abordou a temática mostrando como pequenas ações podem contribuir para uma produção mais sustentável em relação ao clima.


Sedam promoveu uma rodada de palestras e orientações para troca de experiências entre indígenas

A equipe também visitou o viveiro de mudas da comunidade e as nascentes recuperadas. “Percebemos que esta ação é um momento de troca de experiência, aprendizado e união dos comunitários. Eles conseguiram enxergar que ainda é possível resgatar a sua cultura alimentar tradicional”, afirmou a Coordenadora de Educação Ambiental, Deigna Lais Oliviak.

Para o gerente de Povos Indígenas da Sedam, Rubens Naraikoe Suruí, que vem atuando com ações de valorização e resgate da cultura tradicional, este projeto vai promover uma reeducação ambiental. “A ideia é dar continuidade com este projeto levando essas experiências para outras terras indígenas e ouvir as demandas e os anseios da comunidade”, explicou.

Um dos pilares do projeto é conscientizar os povos indígenas sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais. “Sabemos que está se aproximando o tempo de derrubadas e queimadas, entre outras coisas que afetam diretamente o meio ambiente, então, é preciso conscientizar a população para evitar poluir o ambiente em que vivemos” completou o gerente.


Fonte: Governo do Estado de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem