Apresentadoras de TV no Afeganistão devem cobrir o rosto, diz Taliban

Apresentadoras de TV no Afeganistão devem cobrir o rosto, diz Taliban

Prazo para cumprir determinação é neste sábado, dia 21 de maio

Porto Velho, RO - Autoridades do Taliban pediram às redes de televisão do Afeganistão que garantam que as apresentadoras de emissoras locais cubram seus rostos quando estiverem no ar, disse uma autoridade nesta quinta-feira (19).

A medida ocorre dias depois que as autoridades ordenaram que as mulheres cubram seus rostos em público, um retorno a uma política do antigo regime linha-dura do Taliban e uma escalada de restrições que provocam críticas dentro do país e no exterior.

"Ontem nos encontramos com representantes da mídia. Eles aceitaram nosso conselho com muita satisfação", disse Akif Mahajar, porta-voz do Ministério para Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, do Taliban, à Reuters, acrescentando que essa medida seria bem recebida pelos afegãos.

Embora tenha classificado a medida como um "conselho", Mahajar acrescentou: "A última data para cobertura de rosto para apresentadoras de TV é 21 de maio", referindo-se a quando o cumprimento do novo requisito deve começar.

Ele não respondeu a uma pergunta sobre quais seriam as consequências de não seguir o conselho.

A maioria das mulheres afegãs usa lenço na cabeça por motivos religiosos, mas muitas em áreas urbanas como Cabul não cobrem o rosto. Durante o último governo do Taliban, de 1996 a 2001, era obrigatório que as mulheres usassem a burca azul que cobre o corpo todo.

Mahajar disse que as apresentadoras podem usar uma máscara facial médica, como tem sido amplamente utilizada durante a pandemia de covid-19.

Alguns canais já começaram a implementar a nova regra.


Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem