Projeto “Escola Segura” favorece aos estudantes um ambiente escolar mais seguro

Projeto “Escola Segura” favorece aos estudantes um ambiente escolar mais seguro

 
“Escola Segura” contará com formação de um pelotão elite, que integrará alunos disciplinados e com boas notas escolares

A Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em parceria com a Polícia Militar de Rondônia realizou a abertura do Projeto “Escola Segura”, que tem como finalidade contribuir para a formação de estudantes, oportunizando um ambiente seguro, promovendo disciplina, ética, civismo, sociabilidade, cidadania e melhoria no relacionamento entre a comunidade escolar, visando o resgate de valores e ofertando melhorar a segurança no ambiente escolar.

O projeto foi lançado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vicente Salazar, pela Coordenadoria de Atividades Sociais – CAS/PM, com a participação dos estudantes, gestores e professores.

Para a diretora, Marlene Rodrigues, a prevenção de problemáticas em unidades de ensino manterá a organização disciplinar, favorecendo aos estudantes um ambiente seguro.

De acordo com o coordenador do “Escola Segura”, sargento Gomes, o projeto também contará com a formação do pelotão elite, que vai integrar alunos com boa disciplina e boa nota, que serão capacitados para manter a organização disciplinar e na identificação de problemáticas escolares. Após identificar os problemas, os alunos vão levar ao quadro gestor para a resolução.

“O projeto é muito importante para nós estudantes, pois além de aumentar a disciplina escolar, diminui os problemas escolares”, ressaltou o estudante, Marcos Paulo, do 9º ano “E”.

Já para a estudante, Clara Isabelle, o projeto vai ajudar os alunos a obter um bom desempenho estudantil, principalmente a terem um melhor convívio entre os demais alunos.

“O efeito mais prático e imediato da presença policial na escola é a redução da problemática escolar, a mudança de postura no que tange o respeito ao professor, e ao estatuto da escola; então, a presença do policial militar já inicia esse processo de culto dos valores morais que queremos que exista no ambiente escolar”, destacou o adjunto da CAS da Polícia Militar, major Estrela.

PROJETO PILOTO

Em 2019, a equipe do 1º Batalhão de Policia Militar – BPM, em parceria com unidades escolares da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, apresentaram o projeto piloto “Escola Segura”, envolvendo cerca de 500 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Mário Castagna de Porto Velho.

A ideia do coordenador do projeto, sargento Sandro Lessa, era abranger as ações a outras escolas do município.

Além dos estudantes, o “Escola Segura” ganhou a aceitação dos pais da Escola Mário Castagna, onde os policiais militares se encontram com os alunos, que faziam parte do pelotão elite, duas vezes por semana.

A cada trimestres as ações desenvolvidas pelos estudantes eram avaliadas, pela equipe pedagógica da escola, para saber quais tiveram resultados positivos.

Entretanto, em decorrência da pandemia do coronavírus, os trabalhos foram paralisados, retornando, agora em 2022.


Fonte: Governo do Estado de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem