Encontro de Planejamento Pedagógico do polo IV fecha ciclo de capacitação em educação de trânsito

Encontro de Planejamento Pedagógico do polo IV fecha ciclo de capacitação em educação de trânsito

Detran fecha ciclo de capacitação de servidores que trabalham com Educação de Trânsito

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito – Detran-RO, concluiu na última sexta-feira (8) o Encontro de Planejamento Pedagógico 2022 do polo IV, regional Vale do Jamari fechando o ciclo de capacitação dos servidores que trabalham com educação de trânsito no Estado. 

Foram quatro encontros pedagógicos realizados, nas regionais de Porto Velho, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e finalizando na regional de Ariquemes.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressalta a importância da capacitação dos servidores e do alinhamento na forma de trabalhar a educação de trânsito em todas as localidades do Estado, respeitando a realidade de cada região, “com certeza o aprendizado e a troca de experiências durante a realização dos encontros de planejamento pedagógico trará muita diferença nos resultados das ações a serem realizadas e quem ganha com isso é a população”, afirmou Paulo Higo.

ALINHAMENTO

O diretor-geral do Detran Rondônia, falou também sobre a importância que a educação de trânsito tem para a Autarquia. “A gente tem uma perspectiva de atuação ainda maior para a educação de trânsito. Estamos passando por mudanças importantes na legislação e afirmo que fiscalização e educação devem trabalhar juntas, alinhadas, porque a finalidade é a mesma, salvar vidas”, disse.

Paulo Higo destacou, ainda, a importância dos encontros pedagógicos para discutir as melhores alternativas de trabalho, pois cada localidade tem uma realidade diferente, afirmando que não existe um padrão dentro do Estado.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito (Dtet), Ruymar Pereira também destacou a importância do fechamento dos encontros pedagógicos em todas as regionais, finalizando o ciclo de formação de todos os servidores que trabalham com educação de trânsito no Estado.

ADEQUAÇÕES

Durante o encontro, os projetos de educação que foram apresentados pela Coordenadoria de Educação de Trânsito – CET, sofreram adequações para atender a realidade de cada localidade, conforme solicitação dos servidores.


Detran destaca a importância de ações conjuntas entre Educação e Fiscalização

O diretor Técnico de Educação de Trânsito destacou ainda, a importância da capacitação para que o trabalho seja realizado de forma eficiente e com resultados positivos e ressaltou a capacidade da equipe pedagógica que tem buscado inovar, fazendo um trabalho diferenciado, cuja meta é conquistar bons resultados objetivando a redução de acidentes e mortes no trânsito.

CONTEÚDO

Durante os encontros pedagógicos realizados nas regionais foram abordados temas como:

as políticas nacionais de trânsito com ênfase no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no

Trânsito – Pnatrans com determinações do Código Brasileiro de Trânsito (CTB);

elaboração de projetos; monitoramento pedagógico;

as regulamentações referentes à educação de trânsito;

apresentação de projetos “Educar Para Vida”;

formação continuada e monitoramento, educação e cidadania;

trânsito seguro começa na escola; elaboração de projetos e atividades práticas, como intervenção educativa;

ações performáticas, como rodas de conversa, manipulação de fantoches e ação “Duas Rodas, Uma só Vida”, realizada em conjunto pelos servidores da Educação e Fiscalização.

A Organização Mundial de Saúde – OMS observou a necessidade de revisar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito abrindo discussão mais abrangente com órgãos e entidades governamentais e não governamentais – integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e, posteriormente envolver por meio de instrumentos de efetiva participação social.

CRONOGRAMA

O Encontro Pedagógico foi realizado em Porto Velho, no período de 14 a 18 de março, no polo II – Regional de Cacoal de 22 a 25 de março, no pólo III – Regional de Ouro Preto do Oeste de 29 de março a 01 de Abril e finalizando no polo IV – Regional de Ariquemes no período de 5 a 8 de abril.

A realização dos Encontros de Planejamentos Pedagógicos 2022, contaram com os seguintes profissionais: professor Sidinei Rodrigues, pedagogas Priscila Costa e Glauce Souza de Abreu e a doutoranda em Educação Gilceli Oliveira. A Coordenadoria de Qualidade – Cquali emitiu Certificado a todos os servidores que participaram do encontro.


Fonte: Prefeitura do Estado de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem