Comissão espanhola conhece processamento do pescado em frigorífico no município de Itapuã do Oeste

Comissão espanhola conhece processamento do pescado em frigorífico no município de Itapuã do Oeste

Visita diplomática tem o intuito de ampliar relações comerciais

Porto Velho, RO - A comissão espanhola interessada em ampliar as relações comerciais, especialmente na piscicultura, realizou visita a um frigorífico de peixes instalado no município de Itapuã do Oeste recebeu, no sábado (9). 

 A visita diplomática reforça o potencial do Estado sendo o terceiro maior produtor de pescados do Brasil, o maior do país em espécies nativas em cativeiro e líder nacional na produção de tambaqui.

“O Estado tem uma potencialidade muito grande de peixe pelo que nos falaram, então tomara que consiga a exportação para a União Europeia”, disse a ministra conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha, Maria Elisa Barahona Nieto representante da União Europeia.

Também estiveram presentes durante a visita o cônsul honorário da Embaixada da Espanha, Fernando Bravo Sanchez; a gerente de Relações Internacionais da Sedec, Isabella Leite; e o adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Marcílio Leite. “Rondônia trabalha com políticas públicas voltadas para dar qualidade ao agronegócio” assegura o secretário adjunto.


O tambaqui encantou a todos da comissão espanhola

A capacidade instalada do frigorífico é de 30 toneladas por dia e gera 160 empregos diretos. “Ficamos felizes com a visita da comissão espanhola, pois é uma sinalização de fomento às exportações, possibilitando novas parcerias e assim um desenvolvimento melhor de toda a cadeia produtiva do Estado e uma oportunidade de geração de novos empregos. 

Estamos de portas abertas para receber o mercado espanhol e todos os outros países interessados em fechar parceria com Estado de Rondônia”, disse o gerente de produção Glauber Cruvinel.

VISITAS DIPLOMÁTICAS

O grupo encerrou neste sábado às visitas diplomáticas a Rondônia, iniciadas na segunda-feira (4). A comissão espanhola já esteve presente no Palácio Rio Madeira (PRM), sede do Governo de Rondônia, visitou o Memorial Rondon, em Porto Velho, conheceu a piscicultura do Vale do Jamari.

E em Jaru conheceu as modernas lavouras de cacau e um frigorífico de carne bovina. Também conferiu o processo de transformação de matérias-primas rondonienses em cosméticos naturais, em Ouro Preto do Oeste; e ainda participou da exposição de produtos do agronegócio jaruense.

“O balanço que faço de todas essas visitas é que conheci muitas iniciativas interessantíssimas no Estado de Rondônia. Não só na aquicultura, que estava interessada a princípio, mas também de todo o potencial do agronegócio. Além disso, é um Estado muito acolhedor, sou agradecida a cada pessoa que conheci nas visitas”, avaliou a representante da União Europeia.


Fonte: Prefeitura do Estado de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem