Operações Lei Seca executadas pelo Detran coíbem crimes de trânsito em Rondônia

Operações Lei Seca executadas pelo Detran coíbem crimes de trânsito em Rondônia

Operação Lei Seca tem objetivo de coibir a incidência de acidentes no trânsito em Rondônia

Porto Velho, RO - No período de 7 a 13 de março, nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou quatro Operações Lei Seca, onde foram abordados 602 veículos, com 65 condutores autuados por dirigirem sob influência de álcool e efetuadas 31 prisões em flagrantes por crime de embriaguez.

Rigorosa com o consumo de álcool por motoristas, a Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida popularmente como Lei Seca, tem a finalidade de coibir a incidência de acidentes no trânsito em decorrência da embriaguez de condutores. 

Com o intuito reprimir a quantidade de acidentes causados por motoristas infratores, o Detran Rondônia em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realiza continuamente atividades de fiscalização a fim de validar a Lei Seca em Rondônia.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explica que as operações executadas pela Diretoria de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) tem o objetivo de dar segurança a todos os envolvidos no trânsito. 

“A Lei Seca é uma ferramenta que salva vidas, e os motoristas devem ter a consciência que dirigir sob efeito de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência ao cidadão é crime de trânsito, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não podemos esquecer que juntos salvamos vidas!” – relatou.


Detran Rondônia realiza Operação Lei Seca em todo Estado em parceria com Polícia Militar

De acordo com o diretor da Dtfat e coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Ribeiro, a falta de conscientização de muitos condutores que ingerem bebida alcoólica e insistem em dirigir é muito grande. 

“Infelizmente nas operações da Lei Seca abordamos alguns motoristas que mal conseguem sair do carro e muito menos ficar em pé de tanto que ingeriram bebida alcoólica”, ressaltou.

Welton Roney Ribeiro lembra que as regras da Lei Seca se tornaram mais rígidas a partir de 2012. 

“Antes os motoristas poderiam escapar das punições se fossem flagrados com até seis decigramas de álcool por litro de sangue, e atualmente a tolerância ao álcool passou a ser zero”.

Ele ainda ressaltou que o número de condutores que dirigem sob efeito de bebida alcoólica é alarmante em Porto Velho e nas cidades do interior do Estado não é diferente.

Outro alerta importante que o diretor da Dtfat faz, diz respeito a divulgação da localização onde ocorre a Operação Lei Seca em grupos de WhatsApp, evitando que outros motoristas sejam abordados pela equipe de fiscalização do Detran. 

“A divulgação das nossas ações de fiscalização é criminosa, pois constitui um desserviço à população. Quando a pessoa toma essa atitude, está contribuindo para que os crimes de trânsito ocorram, pois a pessoa vai mudar a rota e pode se envolver em um acidente em outra região da cidade”, afirmou.

MULTA

A multa para quem dirige sob efeito de bebida alcoólica é de R$ 2.934,70 (dois mil, novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos). Para motorista reincidente em um prazo de 12 meses o valor da multa é dobrado.

Ao fazer o teste do etilômetro e com resultado de concentração acima de 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, o condutor responderá por crime de trânsito.

Já em caso de recusa do condutor do teste do etilômetro é lavrado um Termo de Constatação (TC), onde são relatados os sintomas aparente do indivíduo. 

Um agente de trânsito irá conduzir o motorista até a Central de Polícia para relatar os fatos presenciados por eles durante a abordagem.

INVESTIMENTOS

O Detran Rondônia investiu em equipamentos tecnológicos, a exemplo do etilômetros alcolizer, que consegue detectar a presença de álcool no ar sem a necessidade do condutor fazer o teste assoprando no bico do aparelho.

A operação Lei Seca foi criada no Brasil para reduzir o número de mortes no trânsito. Em Rondônia faz dez anos que foi implantada.


Fonte: Governo do Estado de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem