Encontro Pedagógico do Detran no município de Cacoal chega ao fim com apresentação de projetos e parcerias

Encontro Pedagógico do Detran no município de Cacoal chega ao fim com apresentação de projetos e parcerias


Encontro Pedagógico superou expectativas com apresentações de novos projetos

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou no período de 23 a 25 deste mês em Cacoal o Encontro Pedagógico que reuniu servidores lotados na Regional da Capital do Café onde foram realizados planejamento, apresentação e readequação dos projetos que serão executados ao decorrer de 2022. 

O encontro foi realizado no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), situado na Rua São Paulo, n. 2745 – Centro.

O diretor Técnico de Educação (Dtet), Ruymar Pereira, disse que o Encontro Pedagógico foi produtivo, inclusive ultrapassando as expectativas, pois os servidores participaram efetivamente das discussões, falando de sua realidade local e tendo a oportunidade de abrir um amplo debate sobre o tema e com a experiência dos colegas de outras unidades do Detran, fazer o ajuste necessário para a execução do projeto respeitando a realidade de cada cidade.

O diretor de Educação, falou da satisfação de ter inserido na programação do encontro, atendendo pedidos dos colegas a “Roda de Conversa” onde teve a oportunidade de passar de manipulação de fantoches, aprendizado que irá ajudar os profissionais da autarquia nas atividades educativas de trânsito com crianças.

“O teatro de fantoche é uma ferramenta pedagógica muito importante que tem grande poder de transformação, principalmente junto ao público infantil”, disse Ruymar Pereira.

Outra grande conquista que foi efetivada durante o Encontro Pedagógico em Cacoal foi à parceria na ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” envolvendo a diretoria de Fiscalização e a Educação. 

“Esse trabalho conjunto vinha sendo vislumbrado há tempos, mas infelizmente não era efetivado, mas agora é uma realidade, ou seja, Educação e Fiscalização trabalhando unidas em prol de um bem maior que é Juntos Salvamos Vidas”, afirmou o diretor da Dtet.

Ruymar agradeceu o diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, pelo apoio que tem dado às ações da diretoria de Educação de Trânsito, a diretora adjunta, Benedita Oliveira que sempre é uma educadora e sempre foi sensível ao trabalho desenvolvido pela Dtet. Ruymar agradeceu também ao Diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), Welton Ribeiro que mobilizou a sua equipe de agentes de trânsito da regional de Cacoal para que juntos com os agentes de Educação fosse possível a realização da ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” na tarde de quinta-feira (24) em Cacoal, selando uma parceria entre Educação e Fiscalização.


As ações serão desenvolvidas durante o decorrer do ano

A Coordenadora de Educação de Trânsito (CET), a pedagoga Glauce Souza de Abreu, ressaltou a importância da capacitação de profissionais que atuam na educação de trânsito nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) onde os servidores tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de forma mais aprofundada como o Educar para a Vida; Educação e Cidadania: Trânsito Seguro começa na Escola; Condutor Legal e Mobilidade Cidadã, além dos instrumentos usados para planejar e sistematizar as ações propostas nos projetos.

Durante o encontro os servidores tiveram a oportunidade de relatar a sua realidade de sua localidade e a CET readequou os projetos de educação de trânsito que se fizeram necessários. Glauce Abreu lembrou que as ações educativas do Detran Rondônia seguem o que determina a legislação e ressaltou que existem formas diferentes de se trabalhar o que determina a lei, mas não pode fugir à sua essência.

O Encontro Pedagógico contou com a seguinte programação: Apresentação das Políticas Nacionais de Trânsito; elaboração de projetos; projeto formação continuada e monitoramento pedagógico; roda de conversa – fantoches; apresentação do projeto Educar para a Vida; condutor legar; mobilidade cidadã; apresentação dos instrumentais usados para planejar e sistematizar as ações propostas nos projetos e apresentação dos projetos educação e cidadania: trânsito seguro começa na escola.

O Encontrou contou com a participação também dos professores, Sidinei Rodrigues, Priscila Pontes Costa e da doutoranda, Gilceli Correia de Oliveira. O próximo Encontro Pedagógico será realizado na Regional de Ouro Preto do Oeste no período de 29 de março a 2 de abril deste ano.


Fonte: Governo do Estado de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem