Alunos da Escola Municipal Vista Alegre recebem mochilas, uniformes e kits escolares

Alunos da Escola Municipal Vista Alegre recebem mochilas, uniformes e kits escolares

Mochilas são frutos de parceria da Prefeitura com a Sejus

Porto Velho, RO - Crianças do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Vista Alegre, no setor chacareiro de Porto Velho, receberam mochilas, uniformes e kits escolares na última sexta-feira (18). 

As mochilas são frutos de uma parceria da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (Semed,) com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio do Conselho Municipal de Educação.

Feitas de tecido jeans, elas foram confeccionadas por reeducandos da penitenciária Hamilton Soares de Carvalho, o 470, como parte do programa de reinserção social estabelecido pela Sejus. 

Esse programa garante ao interno um dia de remissão da pena a cada três dias de atividade laboral.

“Inicialmente foram confeccionadas 70 mochilas para atender a todos os alunos da Escola Bela Vista, na zona sul. 

A Semed está complementando essa parceria, entregando também aos alunos o kit de material escolar, composto por cadernos, lápis de cor, lápis, borracha, apontador e todo material necessário, além do uniforme escolar. Inclusive, estamos fazendo a estreia da entrega do uniforme escolar para 2022”, explicou a titular da Semed, Gláucia Negreiros.

Materiais vão atender cerca de 70 alunos da escola rural

Todas as escolas municipais de Porto Velho serão atendidas com o uniforme e o kit escolar. “Com relação a mochila, vai depender da ampliação dessa parceria com a Sejus, por meio do presídio Hamilton Soares de Carvalho”, completou.

A mochila, o kit e o uniforme são de grande ajuda para os pais, uma vez que muitos ficaram desempregados por conta da pandemia da covid-19. 

Além disso, segundo a secretária, na zona rural existe um número maior de crianças em vulnerabilidade social, o que motivou o início da entrega do material pelas escolas do campo.

“A Prefeitura de praxe faz a entrega do kit escolar desde 2020. Esse ano a licitação está sendo finalizada para mais uma entrega do kit, mas não contempla a mochila. Por isso, é tão importante essas parcerias”, disse a secretária.

Entrega é resultado da parceria entre a Prefeitura e projeto da Sejus

PARCERIA

Representando o secretário titular da Sejus, Marcos Rito, a diretora-executiva da secretaria, Maria Elilde Menezes, falou da perspectiva de ampliação desse projeto e dos demais projetos relativos à reinserção social. 

“A reinserção social é o motivo de ser da nossa secretaria. Projetos como esse podem ser ampliados e a comunidade pode ser muito beneficiada”, comentou.

Elilde destacou que, além do baixo custo, pelo fato de utilizar a mão de obra dos reeducandos, o mais importante do projeto é que ele possibilita os internos ganharem um dia de remissão de pena a cada três dias trabalhados.

“Fico muito feliz em participar desse momento, que é proporcionar às crianças da rede municipal de educação a entrega das mochilas e poder, dessa forma, participarmos também do processo de aprendizagem”, comentou o diretor da penitenciária, Guilherme Barreto.

Maria Cátia Castro, diretora da Escola Vista Alegre

CONSELHO

O presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Cláudio Lopes, afirmou que a instituição também pode fomentar o estreitamento de laços, visando o bem da coletividade.

“Esse momento inaugura uma nova forma de administração pública, que beneficia a nossa população em geral, sobretudo, os reeducandos e aos nossos alunos. Fizemos essa ponte para que hoje nós estivéssemos aqui fazendo a entrega dessas mochilas e com uma perspectiva de algo inicial que tende a se estender por muito tempo”, destacou.

AGRADECIMENTO


“Nossa escola está situada numa região rural, onde muitas famílias são de baixa renda. Essa parceria da Sejus com o Conselho Municipal de Educação e a Semed é de fundamental importância para atender as crianças, porque muitas delas não têm nem um lápis para escrever. Eu só posso agradecer em nome de toda família Vista Alegre, em nome das crianças”, disse a diretora da escola, Maria Cátia Castro.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro
Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem