Fhemeron estabelece horário de atendimento durante carnaval para atender demanda em Rondônia

Fhemeron estabelece horário de atendimento durante carnaval para atender demanda em Rondônia


Diariamente são necessárias mais de 50 bolsas de sangue para atender os casos de emergência e pacientes internados em Rondônia

Porto Velho, RO - Os planos para o período de carnaval fazem parte da vida dos brasileiros, mas em razão da pandemia, novamente os blocos carnavalescos não vão às ruas. Mesmo sem a folia de carnaval os doadores de sangue acabam se ausentando dos hemocentros e os estoques atingem o nível crítico. Para aumentar a captação e evitar a falta de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) pede à população que pratique a solidariedade durante o período carnavalesco.

Mesmo neste época, as unidades da Fhemeron em Rondônia vão estar em pleno funcionamento. No sábado o atendimento será das 7h15 às 12 horas; na segunda-feira (28) apenas no período da manhã e na quarta-feira (2) funciona a partir das 13 horas.

De acordo com a gerente de Captação da Fhemeron, Maria Luiza, as campanhas das instituições têm ajudado manter a quantidade de bolsas de sangue em bom nível no Estado. Na última semana sexta-feira (18) a Fundação promoveu coleta externa juntos aos colaboradores do Hospital do Amor e também nos municípios de São Felipe d’Oeste e Alta Floresta d’Oeste para garantir o estoque de sangue para o período de carnaval.

“Por mais que não tenha as festividade de carnaval sabemos que é um momento que as pessoas acabam se excedendo, independente de estar vivendo em tempo de pandemia. Muitas vezes cirurgias são canceladas por baixa de estoque. E para evitar que isso aconteça já estamos antecipando as coletas no interior; as campanhas das instituições e divulgação da imprensa tem nos ajudado”, destacou Maria Luiza.

A gerente de captação da Fhemeron, conta que diariamente são necessárias mais de 50 bolsas de sangue para atender os casos de emergência e os pacientes internados em Rondônia. Outra informação repassada por ela, é que para atender as solicitações de urgência e emergência de hospitais, o Pronto-Socorro João Paulo II, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP) e o Hospital de Amor da Amazônia contam com as agências transfusionais que funcionam em cada unidade hospitalar.

Agência transfusional funciona 24 horas na Fhemeron

“O sangue é um bem que não pode ser comercializado, não é um objeto que você acha em farmácia. Se o paciente precisar de sangue, tem que ser doado voluntariamente. É um ato de amor que as pessoas precisam”, reforçou Maria Luiza.

Ex-secretário de Estado da Educação, César Licório, comenta que já é doador de sangue há 21 anos. Segundo ele, a ação começou depois da necessidade de doar sangue para o pai que esteve doente e desde então nunca mais parou.

“De lá para cá eu não parei mais, doo três ou quatro vezes por ano; neste ano é a primeira. Depois que faço a doação não acontece diferença nenhuma, faz bem para saúde, porque todo o sangue tirado hoje é reposto em 24 horas. É só ter os cuidados necessários. Aconselho a todos a doarem, não dói nada e o seu sangue é muito importante para quem está precisando”, ressaltou César Licório.

Já o ex-militar Roni Lopes, de 49 anos, é acostumado com o ato de doar sangue. Há 28 anos ele comparece à Fhemeron para dar vida e esperança a outras pessoas. “Mesmo que seja na pandemia, a demanda por sangue aumenta devido a quantidade de cirurgias. As campanhas de divulgação para doação de sangue ajudam muito. Nesse período muitas pessoas precisam. Doar sangue é um ator de amor ao próximo. E se muitas se mobilizarem os estoques não baixam”, pontuou.

Quem tem interesse em doar sangue, a Fhemeron disponibiliza transporte para grupos, a partir de três pessoas (amigos) e um ônibus para os casos de campanhas. A solicitação pode ser feita pelo telefone 69-98464-0125 ou 69 3216-2234.

Até dezembro o infectado com a covid-19 era impedido de doar sangue por 30 dias. A partir de agora, quem já foi curado e está sem sequelas causadas pelo coronavírus pode entrar na fila de doação depois de dez dias da doença.

Já quem teve contato com diagnosticados com a covid deve esperar também dez dias para realização a doação. E quem já foi vacinado deve esperar sete dias para voltar a doar.

Conheça os requisitos necessários para doar sangue:
Tenha entre 16 e 69 anos;
Pese mais de 50 quilos;
Não esteja grávida;
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar em boas condições de saúde;
Não seja Epilético;
Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Texto: Larina Rosa
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem