Estado garante apoio ao município de Pimenta Bueno após cheia dos rios Barão do Melgaço e Pimenta

Sobrevoou foi realizado pelos bairros mais afetados de Pimenta Bueno onde cerca de 200 pessoas foram atingidas pela cheia dos rios

Porto Velho, RO - No final da tarde desta sexta-feira, 11, o Governo de Rondônia realizou sobrevoo pelo município de Pimenta Bueno, especialmente as áreas mais atingidas pela cheia dos rios Pimenta e Barão do Melgaço. Na quarta-feira, 9, o nível dos rios subiu além do esperado, causando vários pontos de alagamento no perímetro urbano.

Durante o sobrevoo, o governador do Estado, Marcos Rocha, esteve acompanhado do comandante do Corpo de Bombeiros em Pimenta Bueno, tenente Halisson Mendonça. Segundo o comandante, os bairros mais atingidos foram Alvorada, Beira Rio, Bela Vista e Jardim das Oliveiras. Aproximadamente 200 pessoas foram afetadas com as cheias dos rios no município.

“No dia 9 tivemos o pico de elevação dos rios, onde o Rio Pimenta alcançou pouco mais de 10 metros. Contudo, a partir das 21 horas o rio estabilizou e no dia seguinte já começou a baixar. Tivemos um bom fluxo, uma vez que a vazão do rio é muito boa. Como as chuvas amenizaram, os rios começaram a baixar, graças a essa vazão. Nesta sexta-feira, o nível já estava abaixo dos nove metros”, explicou o comandante.

Mesmo com o recuo das águas, o governador fez questão de visitar a região, garantindo o apoio do Estado. “Ficamos bastante preocupados com todas as famílias atingidas aqui em Pimenta Bueno, por esse alagamento que aconteceu. Graças a Deus o rio está baixando. O Estado de Rondônia atuou, juntamente com o município, para atender as famílias que ficaram desabrigadas. Estamos fazendo o melhor que podemos para atender a nossa população”, ressaltou.

Governo do Estado garante apoio à prefeitura e ao Corpo de Bombeiros que realizam trabalho nas áreas alagadas

Apesar da redução no nível dos rios, o tenente Mendonça afirmou que o Corpo de Bombeiros permanece em alerta. “A tendência nos próximos dois dias, se não der chuvas muito fortes, é voltar a normalidade.

Mas precisamos seguir em alerta pois, segundo a previsão climática, nesse final de semana teremos chuvas na região. Como trata-se de uma previsão, pode acontecer ou não, por isso vamos seguir alertas, continuaremos fazendo as medições diárias, duas vezes por dia, não apenas na cidade, mas em outros pontos dos rios Barão de Melgaço e Pimenta”, garantiu.

Com a cheia registrada esta semana, em alguns pontos da cidade as águas avançaram até três quadras urbanas, aproximadamente 300 metros, alagando dezenas de casas. Para o prefeito de Pimenta Bueno, a ação do Estado traz alívio para o município.

“A disponibilidade do Governo em ajudar o município nestes momentos difíceis é fundamental para que a gente tenha a tranquilidade, sabendo que pode atender a população de uma forma mais efetiva e com maiores recursos”, ressaltou.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem