Com nova legislação, aproveitamento do gás natural em Rondônia vai passar por estudo de viabilidade e deve aquecer setor

Com nova legislação, aproveitamento do gás natural em Rondônia vai passar por estudo de viabilidade e deve aquecer setor

Ficou estabelecido um grupo de trabalho com representantes do Governo e da companhia para definição de um cronograma de atividades em Rondônia

Porto Velho, RO - Após anunciar a abertura do mercado do gás natural no dia 27 de janeiro, o Governo de Rondônia tem despertado o interesse de investidores para o setor.

No final do mês passado, a equipe do Poder Executivo reuniu-se com a diretoria da Eneva, empresa integrada de energia, com atuação predominante nas regiões Norte e Nordeste do país, para tratar do início de estudos de viabilidade para a utilização do gás em Porto Velho, Capital do Estado.

Na reunião, ficou estabelecido um grupo de trabalho com representantes do Governo e da companhia para definição de um cronograma de atividades. Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, o Estado vive uma nova fase para o setor a partir da modernização da legislação, onde se espera aceleração do desenvolvimento, uma vez que o mercado do gás natural passa a se tornar mais atrativo para investimentos.

O Estado vislumbra ainda a instalação de indústrias em Rondônia com a oferta de uma fonte energética vantajosa, o que deve desencadear em geração de mais renda e empregos.

“A expansão das atividades da Eneva na região Norte é um dos pilares de nossa estratégia. Acreditamos no potencial do gás natural para a transição da matriz energética do País e na contribuição da atividade para o desenvolvimento social e econômico da região. A abertura do mercado de gás em Rondônia é um passo importante nesse contexto”, destaca o diretor-presidente da Eneva, Pedro Zinner.

No Norte, a companhia é responsável pela produção e liquefação do gás natural produzido na Bacia do Amazonas, no município de Silves. O gás produzido é transportado em carretas até a Boa Vista, Capital de Roraima, onde funciona como insumo para a geração de aproximadamente 140MW, considerada uma energia mais limpa e mais segura para Boa Vista e localidades adjacentes.

NOVA LEGISLAÇÃO

A Lei Estadual nº 5.228 assinada pelo governador de Rondônia Marcos Rocha traz mais concorrência, agilidade e eficiência para o mercado de gás natural e promove o baixo custo do produto ao consumidor, além de estar de acordo com a Lei Federal, nº 14.134, de 2021.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que esteve em Rondônia juntamente com a comitiva da pasta federal, no dia da solenidade de anúncio da nova fase para o setor, parabenizou o Poder Executivo Estadual pela iniciativa. O gás natural se mostra como alternativa vantajosa para o desenvolvimento econômico do Estado.

Para o gestor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, a medida aponta para um novo caminho de crescimento da economia, onde o setor energético rondoniense está na vitrine para receber investimentos.


Rondônia vive nova fase para setor de gás natural após da modernização da legislação


Texto: Vanessa Moura com informações da Assessoria da Eneva
Fotos: Marcio Lira
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem