O DIA NA HISTÓRIA

O DIA NA HISTÓRIA

 


Porto Velho, RO 

BOM DIA 28 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE

Dia Mundial dos Corais da Amazônia. Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, Dia Internacional da Proteção de Dados, Dia do Portuário.

Católicos lembram São Tomás de Aquino

RONDÔNIA

1983 – Criadas 5 comissões na Assembleia Estadual Constituinte, para elaborar a 1ª Carta Estadual.

BRASIL

1808 — Seis dias depois de chegar ao Brasial fugindo da invasão francesa a Portugal, D. João VI decreta a abertura dos portos brasileiros às nações amigas.

1942- O Brasil rompe relações com a Alemanha, Japão e Itália.

1943 – Na Conferência de Natal (RN) os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt (EUA) detalham a criação da Força Expedicionária |Brasileira que iria guerrear na Itália.

MUNDO

1521 — Começa a Dieta de Worms para jul,gar o padre alemão Martinho Lutero e suas 95 teses, movimento que gerou o protestantismo.

1887 — Colocada a 1ª pedra da Torre Eiffel (Paris), projetada por Gustave Eiffel. Quando inaugurada em 1889, era construção mais alta do mundo, com 300 metros de altura.

1986- Seis astronautas e uma professora são mortos após a explosão da espaçonave Challenger (EUA).

2016 — A Organização Mundial da Saúde admite um surto do vírus da zica.


FOTO DO DIA


Até a década de 1990 filas enormes se formavam na porta da Telecomunicações de Rondônia, Teleron, por pessoas dormindo nas filas em busca de comprar uma linha telefônica (fixa) o que, segundo Ilmar Esteves, administrador do grupo “Saudosismo Portovelhense” (foto), custava “uma nota, que excluía parcelas significativas de famílias que sonhavam ter um telefone residencial.

Além de enfrentar enormes filas para comprar uma linha na Teleron, a seguir ia a uma loja adquirir o aparelho, e o fato de ter um telefone em casa fazia a família ser paparicada por vizinhos, amigos e desconhecidos.

Só na primeira metade da década de 1990 surgiriam no mercado portovelhense os primeiros modelos – o original em 1983 pesava quase um quilo.

Quem precisasse telefonar tinha de usar o orelhão mais próximo al[em de ter disponível a respectiva ficha para usar o equipamento.

O prédio da foto ficava na esquina da D. Pedro II com a Presidente Dutra, foi derrubado e o terreno abandonado.

Por - Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem