O DIA NA HISTÓRIA - Bom dia 21 de janeiro

O DIA NA HISTÓRIA - Bom dia 21 de janeiro

 


Porto Velho, RO - COMEMORA-SE Dia Mundial da Religião. Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Dia do Moleton (Pois é, tem).

Católicos lembram Santa Inês, Santo Augúrio de Tarragona e Santo Frutuoso de Tarragona.

BRASIL

1861 - Nasce o padre e cientista Roberto Landell de Moura, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele é considerado o inventor do rádio. 1900 — A 1ª edição do jornal O Norte (PB) que circulou até 2012. 1939 — Descoberto do primeiro poço de petróleo no Brasil, no Estado da Bahia.

MUNDO

1525 — Fundado o Movimento Anabatista suíço, rompendo a união entre a Igreja e o Estado. 1535 — Acusados de violar a catedral de Notre Dame (Paris), um grupo de protestantes é condenado à morte na fogueira pelo rei Francisco I. 1790 — A Assembleia Constituinte francesa proclama o princípio da igualdade dos cidadãos perante a lei. 1911 — Ocorre o 1º Rali de Monte Carlo. 1924 - Morre Vladimir Lênin, líder da Revolução Russa de 1917. Em 1927 – Fim do cinema mudo com a apresentação do filme “O Cantor de Jazz”. 1998 – O papa João Paulo II inicia 5 dias de visita a Cuba.

FOTO DO DIA

Criada em 1916 em Presidente Marques/MT (atual Abunã) a Loja Maçônica União e Perseverança mudou sua sede para Porto Velho em 1918, sendo eleita a 24 de janeiro a 1ª diretoria, “sob a venerância de José Braga Vieira, evento publicado no Jornal Alto Madeira, e sede provisória na casa do juiz municipal Martinho Ribeiro Pinto, depois numa casa da empresa Madeira-Mamoré Railway Company, atrás da usina de luz. Em 1920 transferida em definitivo para a sede da rua José Bonifácio com Dom Pedro II”. Em seu livro de memórias Frank W. Kravigny, engenheiro que trabalhou na construção da EFMM, a primeira loja foi a “Maçônica dos Temporários”, composta por maçons trabalhadores da Madeira-Mamoré, em jantar dia 24 de junho de 1909 num dos acampamentos da ferrovia (**).

(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/abnael-machado/centenario-da-loja-maconica-uniao-e-perseveranca-1916-2016

(**) Ver 1ª edição de The Porto Velho Times, 4/7/1909.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem