Fortalecimento da agricultura familiar em Rondônia é garantido com assinaturas de mais de 200 convênios

Fortalecimento da agricultura familiar em Rondônia é garantido com assinaturas de mais de 200 convênios


Os recursos repassados são destinados para a compra de equipamentos e maquinários

Porto Velho, RO - O ano de 2021 foi de grandes conquistas para agricultura do estado de Rondônia. Mais de 200 convênios foram assinados em 2021 com associações de produtores rurais e prefeituras municipais para transferência de recursos e repasse de bens, com o objetivo de fortalecer o setor da agricultura familiar em Rondônia com novos equipamentos e maquinários agrícolas.

Os recursos repassados para as prefeituras e associações são provenientes de emendas parlamentares dos deputados estaduais e recursos próprios do Governo de Rondônia. No total, 50 prefeituras municipais e 78 associações de todo o Estado foram beneficiadas com o valor de R$ 14.786.007,45, através de assinatura de Termo de Fomentos e Termos de Convênios.

Todo o valor repassado servirá para a compra de vários equipamentos, sendo: veículo Pick UP, carretas basculantes, máquina picadeira, máquina empacotadeiras, compactador de silagem, colhedora de forragem, pulverizador, grade niveladora, balanças mecânicas de bovinos, aquisição e transporte de toneladas de calcário, grade aradora, ensiladeiras, sulcador, botijões em alumínio, carreta agrícola, semeadora a lanço elétrica, perfurador de solo, distribuidor de calcário e adubo, roçadeira hidráulicas, entre outros.

Os bens adquiridos servirão para a realização dos serviços de atendimento às famílias de produtores rurais na área rural auxiliando nos programas municipais, dos serviços de transporte de insumos, de produção de silagem, de distribuição de sementes e de perfuração do solo, serviços de plantio e colheita de rizoma, tubérculo e batatas, serviços de silagem de milho e de capineira, plantio de grãos, limpeza do pasto e aceiros, secagem de café, descompactação do solo e controle de plantas daninhas, entre outros.

O Governo de Rondônia por meio da Seagri também assinou vários Termos de Convênios para repasse de bens com 60 prefeituras. Os bens foram adquiridos através de emenda de bancada federal e recursos do Estado. Entre os bens estão: caminhão caçamba, retroescavadeira, pá carregadeira, roçadeiras, mini câmara frigorífica, caixas tipo monoblocos, balança eletrônica, entre outros.


Os bens darão mais celeridade no trabalho do produtor rural

Os equipamentos e maquinários agrícolas servirão para a recuperação de estradas vicinais, limpeza de carreadores, cascalhamento de curral, aterramento do solo, corte de grama, armazenamento de alimentos com refrigeração, armazenamento de produtos para transporte, pesagem de alimentos e muito mais.

O Governo de Rondônia através da Seagri também realizou um chamamento público para repasse de secadores de café de fogo indireto, onde foram contempladas 29 associações de produtores rurais, onde foram celebrados os Acordos de Cooperação com as entidades contempladas. Os secadores de café serão de grande utilidade para secagem dos grãos de café, trazendo maior qualidade ao produto e aumento na produção.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, os recursos e os bens adquiridos são fundamentais para oferecer celeridade ao trabalho do agricultor com incentivos e suporte necessário para aumentar a produção e comercialização de seus produtos, além de melhorar a qualidade dos produtos e fortalecer a agricultura familiar.

“Tudo que foi adquirido em 2021 faz parte de uma grande parceria do Governo do Estado para o incentivo dos produtores rurais. O intuito é desenvolver e fortalecer a agricultura familiar, a piscicultura, a pecuária, as agroindústrias, a produção de leite, o gado de corte, proporcionando implantações de mecanismos para agregar valores aos produtos dos associados, além de proporcionar a geração de renda”, explicou o secretário Evandro Padovani.

Texto: Sara Cicera
Fotos: Daiane Mendonça, Weyne Sharp, Frank Néri, Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem