Prefeitura abre salas específicas para atender pessoas com síndromes gripais em Porto Velho

Prefeitura abre salas específicas para atender pessoas com síndromes gripais em Porto Velho



Seis unidades básicas de saúde vão funcionar com salas exclusivas


Porto Velho, RO - A incidência de casos de gripe registrados na cidade tem provocado aglomeração nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), aumentando o tempo de espera. Para resolver o problema, a Prefeitura Municipal definiu que seis unidades básicas de saúde vão funcionar, a partir de sexta-feira (17), com salas exclusivas para pessoas com sintomas gripais.

Algumas unidades começaram a fazer o atendimento exclusivo de síndromes gripais nesta quinta-feira (16). Mas todas estarão com serviço pleno na sexta-feira.

Segundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, as salas terão equipes com médicos para atender os pacientes e, se for necessário, providenciar o encaminhamento para o tratamento de urgência.

O atendimento será realizado por equipes constituídas para esta finalidade e não haverá prejuízos às atividades rotineiras das atividades.

DEMANDA



Estrutura foi estabelecida para que pacientes fiquem separados

O aumento na demanda de atendimentos decorre do fato de que muitas pessoas com sintomas gripais temem estar infectadas pelo coronavírus e apelam para o serviço de urgência, que tem demandas próprias diariamente.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é para que as pessoas com sintomas como coriza, febre e dor de cabeça, que são indicativos da gripe, procurem as seguintes unidades de saúde: UBS Ronaldo Aragão, UBS Maurício Bustani, UBS Pedacinho de Chão, UBS Hamilton Gondim, UBS Renato Medeiros e UBS Manoel Amorim de Matos.

A estrutura foi estabelecida para que pacientes fiquem separados das demais repartições das unidades. O atendimento inclui exames que podem detectar a causa dos sintomas.

Segundo Eliana Pasini, dos casos registrados até o momento, poucos atestaram a presença do vírus Influenza, com a maioria dos casos se tratando de gripes comuns.


Fonte: O Observador


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem