Departamento de Tesouro dos EUA inclui PCC em lista de sanções

Departamento de Tesouro dos EUA inclui PCC em lista de sanções

Medida foi comunicada às autoridades brasileiras do Itamaraty, Polícia Federal, Palácio do Planalto, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Coaf


Porto Velho, RO - 
O governo dos Estados Unidos incluiu, nesta quarta-feira (15), o Primeiro Comando da Capital (PCC) em uma lista de bloqueios da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês). A instituição integra o Departamento de Tesouro dos EUA.

A inclusão tem como objetivo ampliar a capacidade de sanções do Departamento do Tesouro e faz parte de uma ordem executiva assinada pelo presidente Joe Biden.

No total, 25 nomes –10 pessoas e 15 companhias ou organizações– de quatro países foram incluídas na lista. O governo dos EUA entende que os nomes representam risco significativo para o tráfico internacional de drogas.


Determinação no site da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos /Reprodução

A medida foi comunicada, na manhã dessa terça-feira, a autoridades brasileiras do Itamaraty, Polícia Federal, Palácio do Planalto, Ministério da Justiça e Segurança Pública e COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Essa é a primeira vez que um grupo criminoso brasileiro é colocado na relação. Na prática, a ação representa um passo preliminar para que seja possível incluir integrantes específicos do PCC na lista.

De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o objetivo da medida é “desmantelar e limitar as atividades de narcotráfico e lavagem de dinheiro do PCC, as ações afetam os dois países”.

Nos caso de instituições financeiras dos Estados Unidos, a inclusão de uma pessoa ou organização na lista significa que esses indivíduos não podem mais ter acesso a contas em bancos norte-americanos. Além disso, as instituições financeiras que controlarem contas dos indivíduos ou organizações deverão avisar o Departamento do Tesouro.

Já em relação a outros países, os bancos estrangeiros serão avisados sobre a preocupação do governo norte-americano. Caso as instituições financeiras estrangeiras tenham braços nos Estados Unidos, esses bancos poderão ser multadas e eventualmente ter as licenças revogadas. Além disso, poderão passar a ser supervisionadas por autoridades do governo dos EUA.

Fonte: CNN Internacional 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem