Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de calcário e Declaração de Aptidão em Extrema

Governo de Rondônia fortalece agricultura familiar com entrega de calcário e Declaração de Aptidão em Extrema

 

O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), promoveu no sábado (23), na Escola 13 de Maio, localizada no distrito de Extrema, em Porto Velho, a solenidade de entrega de 110 Declarações de Aptidão (DAP), com o objetivo de disponibilizar financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-Floresta), do Governo Federal. Também foram entregues 250 sacos de calcário, contendo 40 kg cada um, totalizando 10 toneladas do insumo para beneficiar cerca de 50 produtores rurais da localidade.
- Publicidade -


Na ocasião, de forma simbólica, três representantes da etnia receberam as Declarações de Aptidão (DAPs). O diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, acentuou que o atendimento aos produtores indígenas do Estado é uma das determinações do governador Marcos Rocha, desde a Ponta do Abunã até o Cone-Sul de Rondônia, e que a localidade de Extrema é pujante no Estado.

Brandão ainda lembrou que o Governo de Rondônia tem levado benefícios à população do Estado, em especial o setor produtivo. “Só neste ano, distribuiremos para a população de Extrema, 41 mil toneladas mudas de café clonal, para potencializar cada vez mais a cafeicultura, com o total de cinco milhões de mudas”.

Para Edvaldo da Costa Kaxarari, líder da associação da Aldeia Pedreira, a Emater tem sido parceira junto às comunidades indígenas da região e o projeto do Pronafe, vai ajudar famílias carentes da comunidade indígena. “Esse projeto é um grande passo, que vai gerar melhorias e beneficiar a produção familiar das nove comunidades indígenas”.

CALCÁRIO

Ainda durante a ação da Emater em Extrema, foram entregues 250 sacos de calcário, contendo 40 kg cada um, totalizando 10 toneladas do insumo para beneficiar cerca de 50 produtores rurais da localidade. O calcário tem a função importante de corrigir a acidez do solo, além de fornecer nutrientes fundamentais para eficiência das adubações.

O investimento do insumo é de R$ 200 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Marcelo Cruz, para potencializar os produtores do setor chacareiro que trabalham com hortifruti, para simplificar a logística e beneficiar os pequenos produtores da região.

O governador Marcos Rocha fez questão de estar presente ao evento e apresentou um breve balanço das ações desenvolvidas pelo Poder Executivo em todo o Estado, citando como exemplo o programa “Mais Calcário”, em que o Governo de Rondônia tem feito entregas a agricultores e produtores dos 52 municípios do Estado.

FINANCIAMENTO RURAL

Na oportunidade, também foram entregues Contratos de Financiamento Rural a quatro beneficiários no distrito de Extrema. O valor total do financiamento é de R$ 738.578,00, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal.

Estiveram presentes à solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Góes; o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves; o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo; o diretor da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório; a secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Liana Silva de Almeida Lima; o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Paulo Higo; e os deputados estaduais Marcelo Cruz e Chiquinho da Emater.

Fonte: Governo de Rondônia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem