Aumento do nível do mar expõe urgência de ações para conter mudanças climáticas

Aumento do nível do mar expõe urgência de ações para conter mudanças climáticas

Neste episódio do podcast E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta balanço das preocupações com impactos do avanço dos oceanos e riscos do aquecimento global

O nível do mar está aumentando em todo o mundo, segundo dados reunidos no relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), das Nações Unidas. Essa elevação tem piorado as enchentes da maré alta e as tempestades. Em 2100, segundo o relatório, as inundações costeiras que ocorrem uma vez a cada século ocorrerão, pelo menos, uma vez por ano em mais da metade das costas de todo o mundo.

No Brasil, o estudo do IPCC alerta para os efeitos do fenômeno em cidades como Recife, Rio de Janeiro e Santos. Para os especialistas, o Brasil é um dos países mais vulneráveis ao aumento do nível dos oceanos, por possuir uma linha costeira imensa e diversas cidades com alta densidade demográfica. O avanço das águas é apenas um dos efeitos das constantes mudanças climáticas geradas pelo aquecimento global, que também tem resultado em ondas de calor e frio cada vez mais intensas, enchentes, secas e incêndios florestais.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço das preocupações com o aumento do nível do mar e os possíveis impactos para cidades na costa do Brasil. Para explicar os efeitos causados pelo avanço das águas no Brasil e as possíveis estratégias para conter o problema, participa deste episódio a pesquisadora Thelma Krug, vice-presidente do IPCC.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem