CONEN APRESENTA PROGRAMA DE AUTO E MÚTUA AJUDA DE PREVENÇÃO A DROGAS

CONEN APRESENTA PROGRAMA DE AUTO E MÚTUA AJUDA DE PREVENÇÃO A DROGAS



O Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (CONEN-RO), apresentará nos dias 04, 05 e 06 de novembro, no auditório da Emater, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça, a Embaixada Americana no Brasil e a Federação do Amor-Exigente, o programa Amor Exigente, que ministra cursos com fins de proteção social, cujo objetivo é prevenir problemas e ajudar quem está vivenciando problemas com dependência química, sejam os dependentes ou os seus familiares.

A Federação de Amor-Exigente congrega os grupos que atuam na linha do programa e conta com 10 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 120 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras que são realizadas nas mais diversas regiões em que o programa atua. A comunidade de Porto Velho foi uma das 28 cidades selecionadas para a implantação deste programa. Atualmente, existem 564 grupos no Brasil, 3 na Argentina e 12 no Uruguai, além de 352 grupos em fase em fase experimental e 253 Subgrupos de Jovens na Sobriedade.

Metodologia

O programa de auto e mútua ajuda leva a pessoa a agir ao invés de só falar. Por meio dos 12 Princípios Básicos e 12 Princípios Éticos, da Espiritualidade Pluralista e da Responsabilidade Social, o AE desencoraja a violência e a agressividade e encoraja a cooperação comunitária e familiar.

Na prevenção, com um Programa eficaz, o Amor-Exigente atende três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária. O enfoque na prevenção primária universal se dá através de uma abordagem educativa em grupos de reflexão, questionamento e posicionamento que, nas partilhas e metas semanais, levam os participantes a atingirem seus objetivos.

Os Grupos de Apoio do Amor-Exigente sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. Nos Cursos de Prevenção com o Programa Amor-Exigente, os participantes, entre eles, pais, avós e professores passam por uma reflexão comportamental e ponderam sobre como suas próprias mudanças podem ajudar na formação de caráter de seus filhos, netos e alunos. No caso dos jovens, esse programa os ajuda a resgatar os valores familiares e aplicá-los como forma de escolha na sociedade consumista e desestruturada onde vivemos.

Senad

O SENAD é um órgão responsável pelo fortalecimento e ampliação das políticas voltadas para a prevenção do uso de drogas, e para executar sua missão, promove diferentes projetos e atividades que visam a promoção da saúde e qualidade de vida da população.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem