GRUPO DE TEATRO RONDONIENSE "O IMAGINÁRIO" SE APRESENTA EM SÃO PAULO NA SEMANA RUMOS TEATRO

GRUPO DE TEATRO RONDONIENSE "O IMAGINÁRIO" SE APRESENTA EM SÃO PAULO NA SEMANA RUMOS TEATRO


O Grupo rondoniense O Imaginário parte nesta sexta-feira para a cidade de São Paulo para participar da Semana Rumos Teatro, que acontece de 26 de agosto a 03 de setembro. Participarão do encontro cerca de 200 artistas selecionados pelo programa Rumos Teatro, realizado pelo Instituto Itaú Cultural.
Esta é a primeira edição do Rumos Itaú Cultural Teatro e tem como finalidade promover um intercâmbio entre teatros de grupo de todas as regiões do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisa na área teatral. O grupo O Imaginário foi um dos selecionados, e juntamente com a Cia Será O Benidito?!, do Rio de janeiro, vem desde 2010 realizando a pesquisa “Oralidade e Cameloturgia, uma pesquisa cênica do porto ao rio”. A intenção é promover trocas e em seguida fazer uma fusão dos dois estudos, canalizando toda a experimentação, as vivências, os estudos e as pesquisas no sentido de estabelecer um diálogo capaz de instaurar um processo criativo e cênico. Todo o processo pode ser acompanhado através do blog www.oralidadecameloturgia.blogspot.com.
A pesquisa começou em 2010 com uma viagem de barco com duração de 30 dias, partindo de Porto Velho até chegar em Manaus, parando em dezenas de localidades e interagindo com os ribeirinhos, colhendo suas narrativas e memórias, buscando na Oralidade as crenças, os costumes e os traços culturais de diferentes tempos, a partir de fatos históricos, e da importância da presença dos trabalhadores de diversas nacionalidades, no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Simultaneamente, no Rio de Janeiro, a Cia Será O Benidito?! seguia com sua pesquisa sobre a Cameloturgia, com base no camelô de rua e na dramaturgia popular.
O projeto teve dois encontros presenciais, sendo um no Rio de Janeiro, em abril deste ano, e outro em Porto Velho, em maio. Agora, os dois grupos se preparam para fazer uma demonstração de seus trabalhos durante a Semana Rumos Teatro, em São Paulo.
Os dois grupos se apresentam no dia 30. Às 18h, a Cia Será O Benidito?! apresenta “Olha o Dado”, na rampa do metrô do Centro Cultural São Paulo, enquanto O Imaginário apresenta “Varadouro”, às 20h e 20h45, no teatro de arena na sede do Itaú Cultural.

O projeto é totalmente patrocinado pelo Instituto Itaú Cultural Rumos Teatro.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem