CARAVANAS DE RONDÔNIA CONFIRMAM PRESENÇA NA MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DO CÓDIGO FLORESTAL

CARAVANAS DE RONDÔNIA CONFIRMAM PRESENÇA NA MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DO CÓDIGO FLORESTAL


Brasília, 1º/abril – Pelo menos 380 produtores rurais rondonienses e representantes de entidades diversas devem participar na próxima terça-feira, 5, em Brasília, da grande mobilização nacional pela votação do projeto que cria o novo Código Florestal Brasileiro. De acordo com informações do coordenador da mobilização no Cone Sul, Evandro Padovani, as caravanas vão se deslocar à capital federal em nove ônibus. A concentração está marcada para as 7h da manhã de domingo, no posto Catarinense, em Vilhena. O deslocamento dos produtores conta com o apoio do Governo do Estado, da Federação da Agricultura (Faperon), da Agência de Defesa Sanitária (Idaron), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagro), da empresa Eucatur, do Fundo de Apoio à Defesa Sanitária (FEFA), de sindicatos rurais e do deputado Moreira Mendes (PPS-RO).

Entre os municípios que já confirmaram o envio de representantes estão: Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Vilhena, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Ariquemes, São Miguel do Guaporé, Porto Velho, Cacoal, Nova Mamoré, Ministro Andreazza, Machadinho, Urupá, Theobroma, Rolim de Moura, Jarú, Seringueiras, Nova União, Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Novo Horizonte, Presidente Médici, Parecis e Corumbiara. A previsão dos organizadores é de que a chegada em Brasília ocorra por volta das 17h de segunda-feira.

Evandro Padovani, presidente do Sindicato Rural de Vilhena, afirma que os produtores rondonienses vão fazer a sua parte, buscando sensibilizar os parlamentares para votar o novo código o mais breve possível. “Nós estamos suplicando às autoridades que coloquem em votação essa proposta. Porque precisamos de tranquilidade para trabalhar”, diz. Ele acrescenta que a proposta que está na Câmara não atende a todos os anseios dos produtores, mas já é um grande avanço. “O produtor é, mais do que ninguém, um ambientalista, porque cada um tem sua reserva particular, mas precisa de normas claras para trabalhar”, defende.

O deputado Moreira Mendes, que está à frente da mobilização como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) – a maior do Congresso Nacional -, diz que a expectativa em torno do evento é muito grande. “Os sinais são bastante positivos. O importante é que todos estão comparecendo com o espírito de paz e tranquilidade, mas, ao mesmo tempo, de cobrança veemente. E o principal objetivo da mobilização é conscientizar o Brasil da necessidade de uma urgente mudança no Código Florestal. É disso que o produtor precisa”.

Programação

A mobilização vai acontecer na Esplanada dos Ministérios, com início logo pela manhã de terça-feira. Das 5h às 8h, está prevista a chegada dos ônibus com as caravanas estaduais nas quatro entradas de Brasília, queima de fogos para anunciar a concentração e, ainda, apresentação de berranteiros; às 9h, café da manhã com missa campal; às 10h, execução do Hino Nacional Brasileiro em frente ao Congresso, seguida de discursos e shows regionais; às 13h, almoço à base de arroz carreteiro; às 14h30, os produtores darão um abraço simbólico no prédio do Congresso Nacional e em seguida farão visitas aos parlamentares. O retorno aos estados de origem está previsto para as 17h. As entidades organizadoras esperam reunir em Brasília pelo menos 20 mil produtores de todo o País.

Claudivan Santiago – Assessor de Imprensa

DRT/DF 9128

Twitter: @moreiramendes23

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem