ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA RURAL DE PORTO VELHO DEIGMAR SOUSA DE MORAES CRIA SEU PRÓPIO JORNAL

ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA RURAL DE PORTO VELHO DEIGMAR SOUSA DE MORAES CRIA SEU PRÓPIO JORNAL

A estudante Maria Daiane Bernardo Batista (5º ano A) gostou da idéia. “Acho que vai ser legal porque é a primeira vez que tem um jornal na escola”.

Alunos da Escola Municipal Deigmar Souza de Moraes, em Cujubim Grande, Zona Rural de Porto Velho, criaram um jornal escolar para divulgar as notícias da Comunidade e do estabelecimento de ensino. Na manhã da última quinta feira (4), foi realizado um concurso entre os estudantes para escolher o nome do informativo. Os idealizadores do jornal participam do programa “Mais Educação” do Governo Federal, através da secretaria municipal de Educação (Semed).
Seis nomes foram selecionados para participarem da final que escolheu o nome do informativo: Jornal da Escola Deigmar, Jornal do Estudante, De Frente com o Conhecimento, Jornal do Aprendizado, Jornal Interesse de Aprender e Jornal Notícias da Hora. Este último, sugerido pela aluna Gisele Lima Ferreira, do 5º ano A, foi o vencedor, com 181 votos. O segundo colocado – Jornal Interesse de Aprender - alcançou 75 votos.

A estudante Maria Daiane Bernardo Batista (5º ano A) gostou da idéia. “Acho que vai ser legal porque é a primeira vez que tem um jornal na escola”, diz. Ela sugeriu que sejam publicados assuntos sobre meio ambiente e tratamento de lixo. A monitora do Jornal Escolar, Jamília de Souza, espera que o informativo alcance o sucesso almejado. Acredita que a união de idéias (de alunos e professores) poderá resultar em um bom trabalho.

Mais Educação

O “Mais Educação”, é um programa de educação integral criado pelo Governo Federal e executado em parcerias com as prefeituras. Conforme a diretora do departamento de apoio ao desenvolvimento do ensino da Semed, Gláucia Negreiros, 41 escolas do município participam do programa. Os alunos são envolvidos em oficinas de cultura, arte, esporte, lazer, educomunicação, meio ambiente e inclusão digital.

O Jornal Escolar faz parte das atividades de Educomunicação. A idéia é utilizar materiais da mídia impressa para desenvolver projetos educativos nas dependências das escolas. Com isso, ajudam os alunos a praticar cidadania, auxiliando na melhoria de relações entre as pessoas. Além disso, promove reflexões sobre sexualidade, saúde, meio ambiente e preconceito, dentre outros temas abordados.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem