Onda de calor: saiba até quando fenômeno vai durar em cada estado; confira

Onda de calor: saiba até quando fenômeno vai durar em cada estado; confira

As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ainda serão afetadas pelo fenômeno

O fenômeno da onda de calor já tem data para se encerrar. No domingo, o evento deve chegar ao fim nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, as temperaturas ainda continuarão altas nos nove estados afetados.

A onda de calor se estabelece quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante, pelo menos, 5 dias seguidos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mês de março marca o período de transição entre o final do verão e o início do outono e mudanças nos padrões meteorológicos podem ocorrer repentinamente.

Confira quando o evento se encerra em cada região

Onda de calor com alerta de "Perigo Potencial" — Foto: Reprodução/Inmet

A onda que recebe o aviso de "Perigo Potencial" pelo Inmet tem previsão de se encerrar no domingo, às 18h. Encobrindo o Rio de Janeiro e afetando parte de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, a cor amarela indica que pode acarretar leve risco a saúde e temperatura 5ºC acima da média.

Onda de calor com alerta de "Perigo" — Foto: Reprodução/Inmet

Essa característica de aumento de temperatura se repete em todos os outros alertas emitidos pelo órgão. A manha laranja, que indica "Perigo", está espalhada por parte do Sul do país, afetando o Paraná e Santa Catarina. Neste caso, tem previsão de encerramento no sábado, às 18h e traz risco à saúde.

Onda de calor com alerta de "Grande Perigo" — Foto: Reprodução/Inmet

Já o alerta de "Grande Perigo" espalhado pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul também deve se encerrar às 18h no sábado. A mancha vermelha ressalta um maior risco à saúde.

Como se proteger da onda de calor

A recomendação de especialistas é evitar ao máximo a exposição ao sol e ao calor, em especial entre 10h e 16h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dentro dessa faixa o pior período vai das 14h às 16h, quando são registradas as temperaturas máximas do dia.

Pode parecer uma boa ideia procurar algum lugar para se refrescar. Mas piscinas, praias e cachoeiras não são considerados portos seguros quando o termômetro dispara. A recomendação é evitar esses locais nos horários de maior calor.

Veja dicas de como se proteger

Evite realizar atividades ao ar livre, especialmente durante o período mais quente do dia; use roupas leves e de cores claras para aumentar a evaporação do suor, a principal maneira de o corpo se resfriar; beba água fresca ao longo do dia, em vez de grandes quantidades de uma vez só; se possível, ficar em lugares com ar condicionado e use protetor solar.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem