Mexicanos tiram 'cochilo coletivo' pelo direito de dormir bem, em celebração ao Dia Mundial do Sono

Mexicanos tiram 'cochilo coletivo' pelo direito de dormir bem, em celebração ao Dia Mundial do Sono

Cerca de 200 pessoas se uniram ao movimento, no meio da rua, em uma das áreas mais barulhentas da Cidade do México

Em uma sexta-feira quente, no meio de uma das áreas mais movimentadas e barulhentas da Cidade do México, cerca de 200 pessoas realizaram uma “soneca coletiva”, no meio da rua, para comemorar plenamente o Dia Mundial do Sono, celebrado em 15 de março.

Deitados em tapetes sintéticos, usando travesseiros de pescoço e com os olhos cobertos por máscaras para dormir, os participantes quebraram o ritmo frenético do centro da capital mexicana e foram parte, segundo os organizadores, de “um protesto pacífico pelo direito ao sono”.

Segundo a coordenadora do Centro de Sono e Neurociências privado, que promoveu o evento em parceria com o governo mexicano, a promoção do descanso deve ser garantida em políticas públicas.

— A ideia é que dormir bem, ou fazer este evento tão chamativo, ajude a impulsionar novas políticas públicas para promover o descanso. Temos jornadas prolongadas, não há espaços nas empresas para garantir o momento da soneca — adverte a especialista.

Mexicanos tiram 'soneca em massa' pelo direito de dormir bem, em celebração ao Dia Mundial do Sono — Foto: AFP

Auxiliados por uma sessão de meditação guiada, alguns participantes caíram em um sono profundo, denunciados pelos seus roncos sonoros, e outros conseguiram pelo menos um momento de relaxamento.

Aposentados, uma mãe com sua filha pequena, ou pessoas que estavam apenas passeando pela área se juntaram à soneca comunitária.

— Dormir e descansar bem é ótimo para a atenção. Preciso fazer mais isso, mas acho que essa dinâmica é muito legal, promove o descanso — disse Alexia González, psicoterapeuta de 24 anos, natural do estado de Morelos e visitando a capital.

Já Víctor Sánchez, aposentado de 64 anos, veio do bairro Tláhuac, no extremo sul da Cidade do México, em busca de orientação profissional para conseguir um bom descanso.

— É um pouco longe para mim, mas tive que vir porque isso é importante para mim.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem