Inmet faz dez alertas para onda de calor, tempestades e chuvas intensas no final de semana; veja previsão

Inmet faz dez alertas para onda de calor, tempestades e chuvas intensas no final de semana; veja previsão

Órgão emitiu avisos de "Grande Perigo", "Perigo" e "Perigo Potencial" para todas as regiões do país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou dez alertas para este final de semana. Dentre eles estão fenômenos como onda de calor, chuvas intensas, tempestades e acumulados de chuva. O Sul do país será a região mais impactada, com cinco avisos. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais terão influência da onda de calor.

Esse fenômeno, que afetará nove estados, se estabelece quando as temperaturas permanecem 5 °C acima do esperado durante, pelo menos, 5 dias seguidos. O mês de março marca o período de transição entre o final do verão e o início do outono, e mudanças nos padrões meteorológicos podem ocorrer repentinamente.

Alertas emitidos pelo Inmet — Foto: Reprodução/Inmet

A onda que recebe o aviso de "Perigo Potencial" pelo órgão tem perspectiva de acabar no domingo, às 18h. Encobrindo o Rio de Janeiro e afetando parte de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, o amarelo indica que pode acarretar leve risco à saúde e temperatura 5ºC acima da média.

Essa característica de aumento de temperatura se repete em todos os outros alertas emitidos pelo órgão. A mancha laranja, que indica "Perigo", está espalhada por parte do Sul do país, afetando o Paraná e Santa Catarina. Ela tem previsão de encerramento no início da noite de sábado.

Já o alerta de "Grande Perigo" espalhado pelo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul deve se encerrar às 18h no sábado. A mancha vermelha ressalta um maior risco à saúde.

Chuvas intensas, acumuladas e tempestades

Acumulado de chuva previsto para o Sul — Foto: Reprodução/Inmet

No Rio Grande do Sul, o Inmet alerta "Grande Perigo" para um acumulado de chuva até às 12h de sábado. Pode haver chuva superior a 60 mm/h, grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Inmet emite alertas de tempestade para Sul do país — Foto: Reprodução/Inmet

Os avisos de tempestade, na cor laranja, indicam "Perigo". Rio Grande do Sul será afetado por completo, enquanto o Paraná e Santa Catarina parcialmente. Os avisos têm previsão de término para às 18h e 21h de sábado, respectivamente. O fenômeno aponta para chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos e queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores e de alagamentos.

Chuvas intensas impactarão regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste — Foto: Reprodução/Inmet

As chuvas intensas impactarão as regiões Nortes, Nordeste e Centro-Oeste do país durante o final de semana. Os alertas de cor amarela têm duração até às 10h de sábado, já os laranjas têm validade até às 10h de sábado e segunda-feira. A diferença entre eles está na gravidade e riscos que podem acarretar devido à quantidade de chuva prevista.

Nos de "Perigo Potencial", a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Enquanto nos de "Perigo", a perspectiva é de 30 a 60 mm/h de chuva e os ventos até 100 km/h.

Confira a previsão para o final de semana

No Rio de Janeiro, encoberto pela onda de calor, a perspectiva é de 40°C de máxima até domingo. Além disso, a cidade terá tempo estável durante todo o final de semana. Em São Paulo, também impactada pelo fenômeno, a tendência é da máxima ser de 34°C. No entanto, a previsão aponta muitas nuvens com possibilidade de chuvas isoladas no dia 17.

Curitiba, afetada tanto pela onda de calor quanto pelas tempestades, terá clima estável, com poucas nuvens no sábado e temperaturas entre 33°C e 21°C. Já no domingo, o céu ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já em Porto Alegre, a expectativa é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o final de semana.

Fortaleza, encoberta pelo aviso de chuvas intensas, terá a mesma condição climática. Durante o final de semana, a máxima será de 29°C e mínima de 24°C.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem