Quais são os animais que mais dormem e o que podemos aprender com eles?

Quais são os animais que mais dormem e o que podemos aprender com eles?

 


Você sabia que o sono dos animais varia muito de acordo com cada espécie? Enquanto as girafas dormem cerca de 2 horas diárias, outros bichos são capazes de passar quase o dia todo em sono profundo.

Quais são os animais mais dorminhocos da natureza? Qual a relação existente em tanta sonolência? O que nós, humanos, podemos aprender com o sono dos animais?

Confira abaixo!

5º lugar: Leão

A ciência descobriu que os leões são muito preguiçosos e passam boa parte do dia acomodados e ociosos. Em cativeiro, esses animais dormem entre 10 a 15 horas diárias.

Isso se deve ao fato de que o leão não precisa se preocupar muito com predadores e por isso não precisa se manter tão alerta como outros animais.

4º lugar: Gato

Com o intuito de guardar energia para passeios noturnos, o seu gato de estimação dorme de 12 a 16 horas diárias. É por isso que provavelmente quando você olha para o seu bichano ele está tirando uma soneca.

Ou seja, se um gato vive cerca de 9 anos, apenas 2 ou 3 ele fica acordado. E mais: conforme o gato envelhece, as horas de sono também aumentam.

3º lugar: Bicho-Preguiça

O nome deste animal já diz tudo sobre sua forma de viver. Encontrado principalmente na Mata-Atlântica, o bicho-preguiça ocupa as copas de árvores e realiza seus movimentos de forma muito lenta. Ele pode ficar por volta de 15 horas dormindo.

2º lugar: Tatu

Com 19 horas de sono, o tatu, animal da América Central e do Sul, é um dos animais que mais dormem na natureza.

No entanto, especialistas relatam que provavelmente esses bichos não passam todo esse tempo em sono profundo. Alguns afirmam, inclusive, que os tatus se alimentam enquanto descansam, visto que suas tocas ficam próximas a cupinzeiros.

1º lugar: Coala

O australiano coala é o campeão de nossa lista sobre qual bicho dorme mais. O animal é capaz de ficar por volta de 22 horas seguidas dormindo.

Além disso, ele só acorda quando a temperatura aumenta ou diminui. De resto, nada é capaz de atrapalhar o cochilo do coala. Eles costumam abraçar as árvores e procurar abrigo nas folhas.

O que podemos aprender com o sono dos animais?

Com a análise do sono dos animais, é possível entender que dormir é uma questão de sobrevivência e manutenção da vida. Além disso, o sono tem uma relação muito importante com a alimentação.

Enquanto herbívoros dormem menos para conseguir digerir os alimentos, carnívoros tendem a pegar no sono por mais tempo. Vimos também que dormir demais para animais frágeis pode custar a vida, enquanto outros mais fortes não precisam se preocupar com sobrevivência.

Ou seja, procure se alimentar corretamente e estabelecer uma rotina de sono, pois é isso que os animais fazem para terem uma vida mais saudável.


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem