Portugal lança campanha internacional para apoiar índios no Brasil

Portugal lança campanha internacional para apoiar índios no Brasil

Organizações em Portugal lançam no domingo uma campanha internacional para apoiar os povos indígenas do Brasil que estão a ser "dizimados" pela covid-19 e impedir a destruição de povos e culturas.

   a campanha internacional "Covid19 - SOS Povos Indígenas do Brasil" é uma iniciativa de ativistas em Portugal e conta com a organização do Fórum Indígena Lisboa, Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira em Lisboa, Reflorestar Portugal - Associação Salve e Greve Climática Estudantil - Pico.

Os promotores da iniciativa destacam em comunicado a denúncia feita pelas próprias comunidades tradicionais que lançam campanhas com pedidos de apoio em todo Brasil de que "indígenas do Brasil estão sendo dizimados pela chegada da covid-19, associada a uma desassistência em saúde e a proteção dos territórios pelo Estado".

Segundo as organizações, a campanha é lançada no domingo para "dar visibilidade às iniciativas locais e facilitar doações estrangeiras".


"Parte-se da compreensão de que é preciso uma grande reação internacional para impedir que povos e culturas sejam destruídos. Além da pressão e denúncia no Brasil e no exterior, os povos indígenas precisam de assistência médica e alimentar para enfrentar a pandemia", defendem no comunicado.

A campanha será colaborativa e todos os que apoiam a causa podem participar de alguma forma, como na divulgação de material informativo e produção de vídeos.

Com o mote "Por que os indígenas são importantes?", os vídeos chamam a atenção para o valor das comunidades tradicionais para o equilíbrio do planeta e para a própria a humanidade. "Sendo eles os principais cuidadores das florestas, são especialmente relevantes no combate às mudanças climáticas", destaca Marina Nobre da Reflorestar Portugal - Associação Salve.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem