URGENTE

Portugal lança campanha internacional para apoiar índios no Brasil

Organizações em Portugal lançam no domingo uma campanha internacional para apoiar os povos indígenas do Brasil que estão a ser "dizimados" pela covid-19 e impedir a destruição de povos e culturas.

   a campanha internacional "Covid19 - SOS Povos Indígenas do Brasil" é uma iniciativa de ativistas em Portugal e conta com a organização do Fórum Indígena Lisboa, Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira em Lisboa, Reflorestar Portugal - Associação Salve e Greve Climática Estudantil - Pico.

Os promotores da iniciativa destacam em comunicado a denúncia feita pelas próprias comunidades tradicionais que lançam campanhas com pedidos de apoio em todo Brasil de que "indígenas do Brasil estão sendo dizimados pela chegada da covid-19, associada a uma desassistência em saúde e a proteção dos territórios pelo Estado".

Segundo as organizações, a campanha é lançada no domingo para "dar visibilidade às iniciativas locais e facilitar doações estrangeiras".


"Parte-se da compreensão de que é preciso uma grande reação internacional para impedir que povos e culturas sejam destruídos. Além da pressão e denúncia no Brasil e no exterior, os povos indígenas precisam de assistência médica e alimentar para enfrentar a pandemia", defendem no comunicado.

A campanha será colaborativa e todos os que apoiam a causa podem participar de alguma forma, como na divulgação de material informativo e produção de vídeos.

Com o mote "Por que os indígenas são importantes?", os vídeos chamam a atenção para o valor das comunidades tradicionais para o equilíbrio do planeta e para a própria a humanidade. "Sendo eles os principais cuidadores das florestas, são especialmente relevantes no combate às mudanças climáticas", destaca Marina Nobre da Reflorestar Portugal - Associação Salve.

Nenhum comentário