MATRÍCULAS DO PRO JOVEM ENERAM DIA 30 DE ABRIL

MATRÍCULAS DO PRO JOVEM ENERAM DIA 30 DE ABRIL


As matrículas para a etapa 2012 do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) encontram-se abertas em Porto Velho até o dia 30 de abril. A inscrição pode ser feita pelo interessado em uma das seis escolas pólos da rede municipal de ensino, disponibilizadas pela secretaria municipal da Educação (Semed). As escolas pólos são a Maria Izaura, João Ribeiro, Padrão, Voo da Juriti, Tucumã e Saul Bennesby.

Estão sendo ofertadas pela prefeitura 450 vagas para jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, alfabetizados, mas que ainda não concluíram o ensino fundamental. O programa tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio mensal de R$ 100. “Esse programa tem um significado especial, pois ele oferece formação integral aos jovens, por meio de uma associação efetiva entre a formação básica e a conclusão do ensino fundamental; qualificação profissional, com certificação; e participação cidadã, com a promoção de experiências de atuação social na comunidade, explicou Luciane Ferreira, chefe da Divisão de Educação de Jovens.

Documentos
Para fazer a inscrição, os interessados devem apresentar Carteira de Identidade (original e cópia); CPF (original e cópia); comprovante de residência (original e cópia); e histórico escolar ou declaração da última série cursada (original e cópia). Caso o candidato não possua o histórico, deverá se submeter a um teste de proficiência de leitura e escrita.

O ProJovem tem como objetivo oferecer uma formação integral aos jovens, com carga horária de 2 mil horas (1.440 presenciais e 560 não presenciais) a serem cumpridas ao longo de 18 meses letivos (72 semanas). O desenvolvimento das atividades previstas pressupõe a dedicação dos jovens ao curso por aproximadamente 26 horas semanais.

A coordenadora do programa na escola Voo da Juriti (zona Leste), Maria Lúcia, afirmou que a procura no estabelecimento tem sido muito grande. A escola está ofertando 60 vagas até o momento já haviam sido confirmadas 37 matrículas. “A procura está sendo acima do esperado, agora, muito dos jovens não se enquadram nos critério do programa, principalmente no que se refere à idade. Por isso, essas matrículas não são efetivadas”, disse.

Por: Joel Elias
Fotos: Medeiros

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem