FUNDAÇÃO IARIPUNA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 96 ANOS DA CIDADE DE PORTO VELHO

FUNDAÇÃO IARIPUNA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 96 ANOS DA CIDADE DE PORTO VELHO

Vista aérea de Porto Velho nos anos 1900

Praça Getúlio Vargas. Ano 2010

A partir do dia 23 de setembro, a prefeitura de Porto Velho e a Fundação Iaripuna, darão início a uma vasta programação em comemoração aos 96 anos da cidade, festejados oficialmente no dia 02 de outubro. A abertura das festividades, será às 20h na biblioteca Viveiro das Letras, no bairro Jardim Eldorado, zona Sul da capital, com a apresentação do espetáculo “Canoa Canora”, que é composto de poemas, animações visuais e canções do poeta e compositor portovelhense Binho.

No dia 24 de setembro, às 19h, haverá um encontro de escolas de samba, na Rua Jacy-Paraná com Brasília. Dia 25/09, às 21h, acontecerá um show de rock e reggae no Campo Princesão, localizado à Rua Aruba (antiga Princesa Isabel) no bairro Socialista, zona Leste de Porto Velho. Na Feira do Porto, dia 26/09, acontecerá às apresentações de danças, músicas e teatro, a partir das 19h. No Mercado Cultural estão programados os shows “Alvorada para Porto Velho”, às 20h do dia 30/09 e no dia 1º de outubro, Fina Flor do Samba, às 20h.

Ainda em comemoração aos 96 anos da cidade, haverá apresentação de teatro e dança nas escolas municipais: Darcy Ribeiro, Maria Isaura, Roberto Pires e conveniada Marcelo Cândia, que acontecerá de 04 a 16/10.


Porto Velho- 96 anos

A instalação da cidade de Porto Velho ocorreu no dia 24 de janeiro de 1915, com a nomeação do Major de Engenharia do Exército, Fernando Guapindaia como Intendente municipal, cargo equivalente ao prefeito. No dia 4 de julho de 1907, um prego foi batido simbolicamente, para firmar um trilho no primeiro dormente colocado para a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A partir daí nasceu à cidade de Porto Velho, que surgiu como conseqüência do início das obras da ferrovia.

Depois de sete anos, a Vila de Porto Velho com o rápido crescimento, tornou-se município no dia 02 de outubro de 1914, através da Lei nº 757, sancionada pelo governador do Amazonas, Jonathas de Freitas Pedrosa.

Percival Farquar, proprietário da empresa que conseguiu concluir a ferrovia em 1912, desde 1907 usava um “velho porto” para descarregar materiais para a obra e quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele local (já na província do Amazonas), tornou-se o verdadeiro fundador da cidade, que foi afinal oficializada pela Assembléia do Amazonas e recebeu o nome Porto Velho, hoje, a capital de Rondônia.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem