CONHEÇA O PROJETO SUPERA BRASIL

CONHEÇA O PROJETO SUPERA BRASIL


Projeto Supera Brasil - Definição

O Projeto Supera Brasil é um programa de capacitação voltado para a formação profissional de jovens do município de Porto Velho e regiões próximas como Candeias do Jamari. Os cursos gratuitos visam a qualificação de jovens para ingressar no mercado de trabalho.

Público-alvo

O público alvo são jovens, com faixa etária de 16 a 29 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio.

Benefícios

Essa ação tem como meta beneficiar jovens que estão à margem do desemprego.

De que forma?

São disponibilizadas até 5% das vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais e mulheres que estejam sem perspectivas de seguir uma carreira profissional.

Justificativa

Os jovens compõem um dos grupos mais atingidos pelo problema do desemprego no Brasil. Segundo dados do Ministério do Trabalho, os jovens de 16 a 24 anos representam grande parte dos desempregados do país. O índice de desemprego entre os jovens nessa faixa etária é quase o dobro da taxa de desemprego em geral. Os homens e as mulheres jovens desempregados somam cerca de 3,5 milhões, ou 45% do total de 7,7 milhões de desempregados em todo o país.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a taxa de desemprego no ano de 2005, referente ao Estado de Rondônia corresponde a 5,39. Esse público tem dificuldade de ingressar no mercado de trabalho devido à falta de qualificação profissional, baixo nível de escolaridade e principalmente o fato de não ter experiência profissional.

Devido à ociosidade por não ser absorvido pelo mercado de trabalho, um

expressivo número de jovens acaba sendo vítima dos riscos sociais, tornando se inclusive jovens em conflito com a lei. Essa realidade se reflete nas estatísticas da população carcerária do Estado. Pesquisas revelam que cerca de 80% dos detentos são jovens que são vítimas cada vez mais cedo da marginalidade. A juventude muitas vezes não conta com incentivo para continuar estudando, ficando sem perspectiva de crescimento e vulnerável a

criminalidade. A mídia noticia diariamente jovens envolvidos com o submundo do crime, em uma clara demonstração que essa parcela da população necessita de políticas públicas para garantir a sua cidadania.

Propósitos

Um dos propósitos do Projeto Farmácia Escola é despertar entre os seus

participantes, um relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, interesse por uma carreira profissional, priorizando a sua cidadania, proporcionando uma melhor qualidade de vida e ações sociais.

Metodologia

Os encontros são semanais e ocorrem no auditório do Programa Supera

Brasil.

No primeiro momento e dada ênfase ao conhecimento técnico, onde ocorrerá um encontro semanal, vislumbrando interação entre os participantes e a comissão de acompanhamento;

No segundo momento ênfase à capacitação em disciplinas que oportunizem ao

aluno ingressar em empresas do município de Porto Velho, e que pertençam a outro segmento.

Posteriormente, ênfase ao processo de aprendizagem prática, quando os

participantes estarão em contato direto ao público, sob supervisão de um profissional indicado pela comissão de acompanhamento.

A consecução dos objetivos pretendidos sustentar-se-ão nos pilares da educação: aprender a aprender (conhecer), aprender a fazer, aprender a conviver (viver juntos) e aprender a ser. As atividades serão desenvolvidas de maneira andragógica, buscando o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação.

Números do Programa

O Projeto Farmácia Escola até o presente período de 2009 já formou cerca de

450 alunos, sendo que 60% dos egressos já foram inseridos no mercado de trabalho, atuando em vários segmentos da saúde do Estado de Rondônia, tendo em vista o grande interesse de algumas empresas em contratar os participantes do projeto devido à preparação que os mesmos têm para a vida profissional e promoção da saúde. O sucesso do Farmácia Escola é verificado em Rondônia por meio do considerável número de pessoas interessadas ( mais de mil candidatos estão esperando uma vaga). Assim também acontece em outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraná, onde surgiu o interesse em implantar o projeto.

Capacitação e desenvolvimento profissional foram sempre umas das diretrizes do Grupo Machado, o departamento de recursos humanos, registra um expressivo número de currículos de profissionais em todas as áreas, mas que não têm habilitação para o cargo almejado.

Com o objetivo de capacitar seus novos colaboradores dentro da cultura organizacional da corporação e principalmente para o segmento de atuação de suas empresas, Valdeci Machado, diretor presidente do Grupo Machado, criou em 2006, o Projeto SuperAção. De lá para cá, foram elaboradas várias atividades com o objetivo de promover o conhecimento para seu público interno, através de palestras, gincanas, discussões em grupo, questionários, entre outras. Com o Know-How adquirido com o projeto SuperAção, então surgiu a idéia de ampliar para a comunidade, sendo criado portanto em 2007 o Projeto Farmácia Escola. Em 2008 passou a se chamar Programa

Supera Brasil. Ganhou nova denominação, porque passou a abranger novos segmentos do mercado de trabalho. Agora o objetivo é criar novas opções de capacitação profissional que vão além do Farmácia Escola: Varejo Escola, Restaurante Escola, Hotel Escola, entre outros.

O público-alvo são jovens de 16 a 30 anos, que tenham concluído ou estão cursando o ensino médio. Os participantes que se destacam são selecionados para o banco de talentos das empresas que integram o Grupo Machado. O Grupo Machado é formado por 04 empresas: A Rondomed distribuidora de Medicamentos, a JSM empresa de Alimentação, o Pré-Análise laboratório de Analises Clinicas e a Rede Econômica de Drogarias que conta com 11 lojas na capital.

Mais informações sobre o projeto no site: www.superabrasil.com.br

Valdeci Machado – Presidente do Pool de Empresas e idealizador do Supera Brasil – Biografia

Valdeci Nasceu no dia 16 de abril de 1964 na cidade de São Paulo.

Como muitos brasileiros, começou a trabalhar ainda jovem, com 14 anos como Office boy em uma empresa de crédito. Percorreu o centro e as ruas de São Paulo durante três anos.

Após concluir o ensino fundamental na capital Paulista, Valdeci foi estudar em regime de internato no colégio agrícola no município de Cafelândia, interior do estado. E logo depois foi para a cidade de Itu. Na escola agrícola os alunos já eram incentivados a buscar seus sonhos fora do estado de São Paulo, devido às dificuldades decorrentes da grande concentração populacional.

Em 1985, Valdeci com seu espírito empreendedor, decidiu então, com 03 amigos se aventurar em um lugar longe e inexplorado. A princípio a idéia era ir à África.

Porém, orientados por um professor, Valdeci e seus amigos vieram para Rondônia. Naquela época o estado de Rondônia era divulgado como a terra das novas oportunidades.

Seu primeiro emprego em Porto Velho foi no centro da cidade, no Banco Bamerindus, onde Valdeci trabalhou durante seis meses. Logo depois trabalhou na Casa Rural como vendedor de produtos agrícolas durante um ano.

Valdeci juntou algumas economias e decidiu ser empresário. Em 1987 abriu uma lanchonete na avenida sete de setembro com Getúlio Vargas. Em abril de 1990 Valdeci entrou para o segmento farmacêutico. Em frente a sua lanchonete havia uma farmácia, Drogas Mida 4. Ele se interessou por aquele ramo de negócio e resolveu arriscar. No cair da noite o ponto comercial era uma lanchonete. Ao amanhecer tornou-se sua primeira drogaria.

O Grupo Machado, hoje atua nos segmentos de Distribuição de medicamentos e perfumaria, Laboratórios de análises clinicas, Cozinhas industriais e Drogarias.

A rede Econômica de drogarias completou no mês de abril, 19 anos de atuação no estado de Rondônia e conta hoje com 12 lojas em toda a cidade de Porto Velho. O compromisso é oferecer medicamentos e perfumaria de ótima qualidade com preços estáveis, atrelados a um portifólio atrativo de produtos e serviços de conveniência.

Pelo sexto ano consecutivo a Rede Econômica venceu o Prêmio Palmas de Ouro da Amazônia promovido pelo IBEP, Instituto Brasileiro de Estatística e Pesquisa, como a melhor rede de drogarias da região. E em 2008 recebemos o prêmio Qualidade Brasil. Um dos mais importantes prêmios do cenário nacional.

Atualmente Valdeci é:

• Empresário;
• Presidente do Grupo Machado;
• Presidente do Pool de Empresas do Estado de Rondônia.
• Membro da ABRADILAN (Assoc. dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais);
• Membro da FEBRAFAR (Federação Brasileira de Farmácias);
• Membro do conselho consultivo da UNIRON;
• Recebeu recentemente o título de cidadão Honorário do Estado de Rondônia.
• Idealizador do Programa Supera Brasil / Farmácia Escola

:: Responsabilidade Social ::

O Grupo Machado também investe no lado social.

O Programa Supera Brasil é um programa gratuito de qualificação profissional para jovens e adultos, juntamente com a oportunidade de emprego.

É uma iniciativa da Drogaria Econômica, com o propósito de despertar nos jovens o interesse pela saúde da comunidade. Formando agentes pró-ativos para melhoria da qualidade de vida da região.

A Rede Econômica de Drogarias, busca sempre contribuir com a cidadania, formando profissionais nas comunidades, para que possam pertencer ao banco de talentos da empresa, bem como auxiliar na capacitação técnica para atuar no segmento.

Em 03 anos de vida, o programa Supera Brasil já tem números incríveis, atualmente são mais de 450 alunos formados e mais de 60% dos alunos inseridos no mercado de trabalho.

Em novembro de 2009 o programa Supera Brasil lança o projeto Cidade Digital, que consiste em disponibilizar para praticamente toda Porto Velho, o sinal de internet wireless. Em troca o usuário irá contribuir apenas com uma contrapartida social.

Acompanhe Valdeci Machado no Orkut: Valdeci Machado

Mais informações sobre o Pool de Empresas no site: www.pooldeempresas.org.br

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem