RIO DE JANEIRO SERÁ SEDE DAS OLIMPÍADAS 2016

RIO DE JANEIRO SERÁ SEDE DAS OLIMPÍADAS 2016


Rio de Janeiro é escolhida cidade sede das Olimpíadas 2016
A Tarde On Line e Reuters
A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A cidade brasileira venceu a disputa, nesta sexta-feira, 2, depois de deixar para trás as concorrentes Madri (Espanha), Chicago (EUA) e Tóquio (Japão). O presidente do COI, Jacques Rogge, anunciou a decisão final às 18h30 local (16h30 GMT/13h30 de Brasília).
Madri chegou inesperadamente à final depois de ser considerada a candidata com menos chances, enquanto que a grande surpresa foi a eliminação de primeira de Chicago, apesar de todo o empenho demonstrado pelo presidente Barack Obama em sua candidatura.
Votação - Rio de Janeiro e Madri foram as cidades finalistas na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, após duas rodadas de votações por integrantes do Comitê Olímpico Internacional. Chicago, até então apontada como uma das favoritas na disputa, foi eliminada na primeira rodada, apesar do forte lobby promovido pela cidade norte-americana, que contou inclusive com a presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e da primeira-dama Michelle.
Na segunda rodada foi a vez de Tóquio ficar fora da disputa após uma apresentação que prometia uma Olimpíada com foco no respeito ao meio-ambiente. Na praia de Copacabana, no Rio, milhares de pessoas acompanharam a votação do COI, realizada em Copenhague, capital da Dinamarca.
No palco e em frente aos telões montados para que a população acompanhasse a escolha, os cariocas aguardaram o anúncio da cidade vencedora, vestindo verde e amarelo e acenando bandeiras e cartazes em apoio à candidatura do Rio.
“Acho que a nossa vitória se aproxima. Estou muito confiante nisso. Agora é uma hora de corrente e pensamento positivo”, pressentiu a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em um hotel em Copacabana, onde autoridades se reuniram à espera do anúncio oficial do resultado. “Tenho certeza que o Rio vai fechar com chave de ouro. Acho que o Rio tem vocação para capital do mundo”.
A ministra, pré-candidata à sucessão presidencial pelo PT, destacou o papel do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha carioca.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem