LONGA DE CORUMBIARA SERÁ EXIBIDO NO FEST CINE AMAZÔNIA 2009

LONGA DE CORUMBIARA SERÁ EXIBIDO NO FEST CINE AMAZÔNIA 2009


Porto Velho (RO) – O diretor e documentarista Vincent Carelli está confirmado como convidado do Fest Cineamazônia 2009, com o longa metragem Corumbiara. O documentário registra a ação de um grupo de sertanistas da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) na tentativa de proteger os remanescentes de uma etnia, massacrada por fazendeiros, no Sul de Rondônia. O Fest Cineamazônia está previsto para acontecer, no período de 7 a 12 de dezembro deste ano, em Porto Velho (RO).
O conflito narrado no filme Corumbiara durou anos, e, basicamente dizimou uma raça brasileira, os índios Kanoês. Fazendeiros contrataram pistoleiros para matar os nativos e ocupar as terras de forma irregular. O documentário foi gravado em 1995, período em que Carelli, juntamente com funcionários da FUNAI, passaram dias na mata à procura dos índios isolados. A expedição conseguiu localizar apenas um casal dessa etnia.
O filme de 117 minutos tem classificação livre e foi finalizado em 2009. Será exibido no Fest Cineamazônia como convidado. No Festival de Gramado ganhou o prêmio principal Melhor Filme, além de ser premiado também nas categorias Melhor Diretor, Melhor Filme do Júri Popular, e Melhor Montagem.
Para o curador do Fest Cineamazônia, Jurandir Costa, a presença desse filme enriquece o festival e provoca nova discussão sobre os conflitos por terra no Brasil, principalmente na região Amazônica.
O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministerio da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Semed, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fatima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem