URGENTE

BOIS FLOR DO CAMPO E MALHADINHO ATRAEM MILHARES DE TURISTAS A GUAJARÁ MIRIM, NO DUELO DA FRONTEIRA




As cores azul e vermelho tomaram conta da cidade de Guajará-Mirim, também conhecida como Pérola do Mamoré, para onde se olha essas cores demonstram o amor dos moradores ao seu boi preferido. O "Duelo da Fronteira" começou na noite desta sexta-feira passada (07) e se encera neste domingo (09) Milhares de pessoas de diversas partes do país vieram prestigiar este evento. E este ano contou com um lugar específico, um bumbódromo, construído pelo Governo do Estado, onde os bois-bumbás Flor do Campo (vermelho e branco) e Malhadinho (azul e branco) fazem suas apresentações.
O Festival Folclórico de Guajará-Mirim acontece desde o ano de 1994. Na época, o evento era chamado de "Festival Folclórico Pérola do Mamoré" (Fefopem) e era realizado na quadra da AABB. Hoje a festa, que reúne mais de 4 mil pessoas, é motivo de orgulho para a cidade.
“Nós incentivamos e apoiamos a cultura em nosso Estado. Podemos citar algumas manifestações culturais realizadas com o nosso apoio, como as feiras agropecuárias, as quadrilhas e bois-bumbás e ainda os eventos culturais como o teatro de rua, a música, as artes cênicas. Também estamos construindo um dos maiores teatros do país para abrigar a cultura do nosso Estado. Em Guajará-Mirim não é diferente, o ‘Duelo da Fronteira’ abre portas para o turismo na região e gera renda para o município, uma vez que o festival é apreciado por mais de 4 mil pessoas de vários lugares do país”, destacou o governador Ivo Cassol.
Como o festival é assistido por um grande público a área foi ampliada com a montagem de novas arquibancadas móveis e camarotes. Tudo para proporcionar, nos dias de festa, mais comodidade aos participantes. “A realização deste evento foi marcado por fatores importantíssimos, o primeiro foi essa troca de experiências culturais entre os povos de Guajará-Mirim e os bolivianos, isso sem contar com a presença de mais de 4 mil turistas que chegam à região para prestigiar o evento. A segunda, é que além de apoiar a realização do evento com toda a estrutura física, o governo também dá apoio aos grupos, com a compra de suas endumentárias. O Governo do Estado tem apoiado a cultura em seus vários aspectos e é também a cultura em Rondônia que tem alavancado o turismo no Estado, é o que acontece em Guajará-Mirim no Estado de Rondònia, com o Festival Folclórico Pérola do Mamoré, o Duelo da Fronteira”, declarou Jucélis Freitas, Secretário de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Secel.
Os protagonistas do festival inovaram bastante.O boi Flor do Campo veio com o tema: Rondônia, Mitos e Lendas e o seu adversário, o boi Malhadinho destacou: Etnia, Raça, Brasil”.



O CADERNO DESTAQUE SE ENCONTRA EM GUAJRÁ MIRIN (FRONTEIRA COM A BOLIVIA), FAZENDO TODA COBERTURA, VEJA EM BREVE VÁRIAS FOTOS DESTE GRANDE SHOW DE CULTURA.

Nenhum comentário